O Parque Aldeia do Imigrante de Nova Petrópolis está sem restaurante há cerca de um mês. Conforme o secretário de Turismo, Paulo Roberto Staudt, o locatário anterior do espaço, que oferece comida típica alemã, encerrou as atividades em 23 de julho. O parque segue abrindo ao público e o restante dos serviços funcionam normalmente. O ingresso custa R$ 10.
O Aldeia do Imigrante iniciou o período de concessão de 12 anos para a empresa Urbanes Empreendimentos neste ano, com contrato foi assinado em 10 abril. Em maio, a empresa assumiu o atrativo. No dia da assinatura do contrato, o diretor da empresa, Hélio Júnior, apresentou prazos iniciais do trabalho que seria realizado, como 30 dias para assumir, 90 dias para reformar a estrutura, 120 dias para ampliação e acesso e 210 dias para trabalhar a expansão e novas atrações.
Conforme Cláudio José Weber, consultor da Urbanes Empreendimentos, não há previsão, em um primeiro momento, de que o restaurante volte a abrir. Neste final de semana, será reaberto o espaço de lanches, o Biergarten, que também estava em reformas. A lancheria fica ao lado do coreto, junto ao lago.
Conforme Weber, o Biergarten foi remodelado e oferecerá itens típicos da culinária alemã na forma de petiscos, mas não de almoços como o restaurante. O entendimento é de que o Biergarten cumpre a função de oferta da culinária germânica, além de chopp e variados tipos de cerveja. Weber não descarta, porém, a possibilidade de o restaurante voltar a funcionar em outro momento.
Segundo o secretário de Turismo, os primeiros meses da concessão são justamente para trabalhos como revitalização de pinturas e reforma de itens paisagísticos, como flores, bancos e lixeiras. Em seguuida, começarão os investimentos.
O secretário exemplifica que um desses investimentos, que será implantado na parte final da concessão, será uma torre de 50 metros da personagem Rapunzel, em estilo germânico, para um mergulho dos visitantes no universo dos contos de fadas. A torre será também um mirante.