O novo espetáculo, que conta a história da aparição da Nossa Senhora de Caravaggio, terá a primeira apresentação na próxima terça-feira (19). A apresentação teatral será na esplanada em frente ao Santuário, com os atores em contato próximo ao público. Conforme o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, o espetáculo parte de um mutirão dos atores envolvidos junto com a administração do santuário para viabilizar a peça. A intenção é que, a partir desta primeira exibição, sejam buscados recursos via Lei de Incentivo à Cultura para um espetáculo mais encorpado. Entre outros aspectos, conforme o padre Gilnei, estaria a colocação de cenário nos dois templos e também na torre.
O espetáculo é intitulado "Caravaggio, uma história de fé". Enquanto os atores encenam as falas, o som dá o suporte com trilha sonora. A apresentação está marcada para as 20h. No entanto, como nesta época, com o horário de verão, demora mais para anoitecer, o padre Gilnei estima que talvez se espere um pouco para ter a condição de luz ideal. O espetáculo em si dura 45 minutos, e a ideia é que o evento termine até 21h30min. Em caso de chuva, a apresentação ocorrerá dentro do Santuário de Caravaggio.
Ao todo, participam 25 atores e bailarinos, sendo parte da invernada juvenil do CTG Ronda Charrua, Grupo Farroupilha de Artes Cênicas (GFAC) e profissionais da Universidade Estadual de Montenegro (UERGS). O projeto tem a pesquisa histórica e idealização de José Clemente Pozenato. O espetáculo é dirigido por Cassiano Azeredo.
Ainda conforme o padre Gilnei, a ideia é que o espetáculo seja realizado preferencialmente em época de verão, devido ao clima mais agradável para apresentação ao ar livre - o que não impede, por exemplo, que haja apresentações no mês de maio.