Um vencedor do Oscar (Michel Hazanavicius, diretor de O Artista), nomes de destaque do badalado cinema sul-coreano (Bong Joon-ho, que fez fama com O Hospedeiro, e Hong Sang-soo, de A Visitante Francesa), além do austríaco Michael Haneke, da norte-americana Sofia Coppola, do francês François Ozon...
O 70º Festival de Cannes, que será realizado no mês que vem no litoral francês, anunciou ontem uma verdadeira seleção internacional em competição pela Palma de Ouro, o mais prestigiado prêmio do circuito de festivais de cinema.
O júri desta festiva edição do evento, que terá início no dia 17 de maio, será presidido pelo espanhol Pedro Almodóval (o brasileiro Kleber Mendonça Filho presidirá o júri da Semana da Crítica, competição paralela à mostra principal). Almodóvar e seus colegas jurados terão a missão de escolher os melhores entre 18 filmes assinados por diretores das mais variadas procedências, da Hungria (país do diretor Kornél Mundruczó) ao Japão (de Naomi Kawase), passando pela produção independente americana, representada por títulos assinados por Noah Baumbach e Todd Haynes (veja a lista abaixo).
Contando as mostras paralelas, serão exibidos em Cannes 2017 cerca de 50 longas-metragens vindos de quase 30 países. Não há títulos latino-americanos na competição pela Palma de Ouro. O único brasileiro selecionado é o curta Vazio do Lado de Fora, de Eduardo Brandão Pinto. Les Fantômes D’Ismael, produção francesa dirigida por Arnaud Desplechin e estrelada por uma verdadeira constelação de artisas locais (Marion Cotillard, Charlotte Gainsbourg, Louis Garrel e Mathieu Amalric, entre outros), será o filme de abertura.
– Será uma edição muito interessante do festival, pois ocorrerá poucos dias depois das eleições presidenciais francesas, que, desta vez, estão parecendo um verdadeiro thriller – disse recentemente em coletiva Pierre Lescure, que dirige o festival junto a Thierry Fremaux.-
OS FILMES NA CORRIDA PELA PALMA DE OURO
-Loveless, de Andrey Zvyagintsev
-Good Time, de Benny Safdie e Josh Safdie
-You Were Never Really Here, de Lynne Ramsay
-L’Amant Double, de François Ozon
-Jupiter’s Moon, de Kornél Mandruczo
-A Gentle Creature, de Sergei Loznitsa
-The Killing of a Sacred Deer, de Yorgos Lanthimos
-Radiance, de Naomi Kawase
-Le Jour d’Après, de Hong Sang-soo
-Le Redoutable, de Michel Hazanavicius
-Wonderstruck, de Todd Haynes
-Happy End, de Michael Haneke
-Rodin, de Jacques Doillon
-The Beguiled, de Sofia Coppola
-120 Battements par Minute, de Robin Campillo
-Okja, de Bong Joon-Ho
-In the Fade, de Fatih Akin
-The Meyerowitz Stories, de Noah Baumbach