LAS INSOLADAS
De Gustavo Taretto. Com Violeta Urtizberea. Se, em Medianeras (2011), Taretto falou de solidão em uma cinzenta e visualmente desoladora Buenos Aires, neste seu filme seguinte retratou uma cidade fulgurante e ensolarada. Rodado quase todo no terraço de um prédio, o longa se passa na Argentina pré-crise econômica de 2000, quando seis amigas se reúnem para tomar sol e fazer planos de viagem – ao Caribe. Trata-se de uma produção cheia de provocações, algumas políticas, a começar pela metáfora do título, referência aos danos provocados pela superexeposição de quem esqueceu de se cuidar, deixando-se levar pelo sonho. Drama cômico, Argentina, 2014, 102min. Telecine Cult, sábado, 17h55min
SPARTACUS
De Stanley Kubrick. Com Kirk Douglas e Laurence Olivier. Uma revolta de escravos à época do Império Romano é o tema deste que é um dos grandes épicos históricos do cinema. Diz a lenda que Kubrick pegou o projeto já iniciado, substituindo Anthony Mann – fora chamado para repetir a parceria com Kirk Douglas levada a cabo na obra-prima Glória Feita de Sangue (1957). E que, devido às dificuldades de cortar o moralismo excessivo da trama, jamais admitiria assumir a direção de outro filme sem ter o controle absoluto de tudo o que o envolvesse. Spartacus teve roteiro de Dalton Trumbo, adaptado da obra original de Howard Fast. Drama, EUA, 1960, 184min. Telecine Cult, madrugada de sábado para domingo, 2h05min
AMANTES
(Two Lovers) – De James Gray. Com Joaquin Phoenix. A parceria do diretor James Gray com o ator Joaquin Phoenix, que já havia rendido outros bons filmes, aqui chega ao ápice. A história é a de um triângulo amoroso ordinário formado por um jovem bipolar que se vê dividido entre uma morena doce (Vinessa Shaw) e uma loira instável (Gwyneth Paltrow). Suas tendências suicidas e o controle exercido pelos pais (atenção à mãe, interpretada por Isabella Rossellini) deixam o espectador inseguro sobre aquilo que vê – as ambiguidades advêm do roteiro de Gray e Ric Menello, da forma como o cineasta manipula códigos de gênero como o suspense e o melodrama e, sobretudo, da magnífica interpretação de Phoenix. É uma insegurança boa: Amantes explora seu personagem em todas as suas contradições, dotando-o de uma complexidade que o faz parecer muito próximo do espectador e, ao mesmo tempo, difícil de entender e interpretar. Drama, EUA, 2008, 110min. HBO 2, domingo, 18h20min
O QUARTO DE JACK
(Room) – De Lenny Abrahamson. Com Brie Larson, Sean Bridgers, Joan Allen e William H. Macy. É uma preciosidade o trabalho do fotógrafo Danny Cohen, que se virou para enquadrar mãe e filho presos em um cubículo ao longo de toda a primeira parte deste que foi o grande filme da safra do Oscar do ano passado. O filme todo é bem impressionante, e tem na atuação de Jacob Tremblay, intérprete do garoto, um de seus pontos mais altos. Ele merecia ao menos uma indicação ao Oscar – Brie Larson, intérprete da mãe, ganhou a estatueta de melhor atriz. Drama, EUA, 2015, 118min. Telecine Pipoca, domingo, 20h
TV aberta:
O VENDEDOR DE PASSADOS – De Lula Buarque de Hollanda. Lázaro Ramos está ótimo neste filme de trama curiosa que adapta livremente a obra homônima de José Eduardo Agualusa. Mas, sem a carga política do livro original, a história do homem que fabrica passados para quem quer mudar de identidade perde muito de seu sentido, infelizmente. Drama, Brasil, 2015, 95min. RBS TV, madrugada de sábado para domingo, 0h15min
OS TRÊS MOSQUETEIROS (The Three Musketeers) – De Paul W.S. Anderson. Com Logan Lerman, Luke Evans, Matthew Macfadyen e Ray Stevenson. Versão do clássico de Dumas estrelada, entre outros, por Milla Jovovich, como Milady de Winter, e Orlando Bloom, como o Duque de Buckingham. Aventura, EUA, 2011, 110min. RBS TV, domingo, 15h15min
Streaming:
BEASTS OF NO NATION – De Cary Fukunaga. Com Idris Elba. Com atuação impressionante, o pequeno Abraham Attah brilha neste que foi, até aqui, um dos raros longas-metragens ficcionais produzidos pela Netflix que apresentaram qualidades semelhantes às dos melhores documentários e das melhores séries originais da gigante do streaming. Na trama, Attah é um menino que fica órfão e é cooptado por um líder rebelde para lutar na guerra civil de um país africano (não identificado). O filme de Fukunaga (de Jane Eyre e True Detective) ganhou vários prêmios, no Festival de Veneza, inclusive, mas não conseguiu levar a Netflix ao Oscar. Merecia. Drama, EUA, 2015, 137min. Disponível na Netflix