Em reunião com representantes do movimento carnavalesco de Caxias do Sul, na tarde desta terça-feira (10), a Secretaria Municipal da Cultura comunicou que não fará repasses financeiros para a realização do Carnaval 2017. A justificativa é que não há recursos disponíveis por causa do orçamento enxuto da pasta.
A proposta foi oferecer serviços básicos como limpeza, água e segurança. A montagem das arquibancadas não será custeada pela prefeitura, e a instalação de banheiros químicos não está definida.
Segundo a secretária Adriana Antunes, essa será a postura do Executivo em relação a todas as festas populares e comunitárias de Caxias do Sul. A ideia é oferecer apoio para que as entidades tornem os eventos autossustentáveis e promover a busca de recursos de leis de incentivo à cultura.
A Associação Carnavalesca de Caxias do Sul (Assencar) promove às 18h desta terça uma reunião para definir se o Carnaval de Caxias será ou não realizado neste ano. Conforme o presidente da entidade, Cleberton Ribeiro, a ideia é promover a festa, mas as estratégias para isso ainda serão discutidas.
No ano passado, o recurso repassado pela administração municipal foi de cerca de R$ 400 mil.