A atriz iraniana Taraneh Alidoosti, que protagoniza O Apartamento, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, declarou nesta quinta-feira que vai boicotar a cerimônia de entrega do prêmio em protesto contra o "projeto racista" do presidente Donald Trump contra os imigrantes muçulmanos.
"A proibição de visto para os iranianos é racista. Estando incluída ou não, não assistirei ao #AcademyAwards 2017 como protesto", tuitou a atriz, de 33 anos.
Leia mais:
Indicado ao Oscar, iraniano O Apartamento é um poderoso drama moral
Ótimo elenco não consegue dar liga ao drama Beleza Oculta
Oscar 2017: saiba onde assistir na Capital aos filmes indicados à premiação
O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua com a sua ofensiva contra imigrantes, e logo deverá assinar um decreto para suspender a entrada de cidadãos de sete países muçulmanos no país, entre eles o Irã, durante o período de um mês.
Em uma entrevista à rede de televisão ABC, o presidente declarou que "não se trata de um bloqueio contra muçulmanos, uma vez que se trata de um país com muitos casos de terrorismo".
O Apartamento, dirigido pelo aclamado diretor iraniano Asghar Farhadi, está está concorrendo à categoria de Melhor filme em língua estrangeira. Farhadi já levou a estatueta na mesma categoria em 2012 por A Separação.