A ceia à espera do Bom Velhinho tem o poder de reunir à mesa família e amigos, em que o menu principal é a celebração. E, na hora de comemorar com muito amor e festa, sempre tem aquele prato que é o nosso preferido.
Retratos da Fama abre a cozinha de estrelas da tevê, da música e do humor para mostrar as delícias que não podem faltar na ceia de cada uma destas celebridades. Caneta e papel na mão para anotar as receitas, e um feliz Natal – com sabor de confraternização!
Em dobro
Essa dupla tem sabor nos palcos ou na cozinha. Em uma ampla casa na Zona Leste da Capital, os músicos Claus, 38 anos, e Vanessa, 37, reúnem uma turma para celebrar o Natal. Uma das estrelas, claro, é a pequena Olívia, que completou três anos na semana passada.Além de toda a correria por conta do aumento de shows nesta época – somente no dia 17, a dupla fez cinco apresentações –, eles se puxam nos preparativos para a ceia.
E é a própria Vanessa, com seu fiel ajudante Claus, que coloca a mão na massa e prepara o prato que não pode faltar na ceia do dia 24: arroz à grega e farofa com linguicinha.
– Não dá para se enganar, não é uma comida leve (risos). Mas a gente malha o ano inteiro para isso – admite Claus, fã de exercícios físicos.
– O Natal reúne umas 20 pessoas aqui em casa, e o astral é muito bom. E a gente segue aquele esquema tradicional, de várias famílias: cada um traz uma coisa. Eu passo o dia na função das comidas, e o Claus, nas arrumações da casa. – completa Vanessa.
Arroz à grega
1 xícara de arroz
150g de ervilha
2 cenouras
Amêndoas em lasca
150g de presunto
Uva passa
1 lata de cerejas
Farofa com linguicinha
250g de linguiça
500g de farinha de mandioca torrada
1/2 tablete de manteiga
Sal a gosto
Geladinha e refrescante
Natal de gringo não falta família reunida, muita conversa e, claro, boa comida. Este é o cenário na casa da família da apresentadora do Bom Dia Rio Grande Simone Lazzari, 36 anos. Ela, que costuma passar a data na residência dos pais, Simão, 67, e Teresinha, 65, no Bairro Glória, na Capital, cuida de quase toda a ceia sozinha!
– Eu realmente gosto de cozinhar. E, como meus pais trabalham com comércio, acabam chegando tarde, e eu faço tudo – revela a jornalista.
Ainda melhor
Além das comidas tão tradicionais da data, o que não pode faltar na ceia dos Lazzari é uma salada de frutas muito especial.
– Como todo mundo gosta de frutas aqui em casa, tem que ter todo o ano – comenta Simone.
A receita da nossa gourmet da RBS TV ainda leva um toque todo especial. Depois da preparação, a jornalista serve a salada de frutas com uma ou mais bolas de sorvete de creme:
– Dá para comer no dia de Natal, na noite, no dia seguinte, porque fica melhor ainda (risos)!
Ingredientes:
Um limão
Uma bandeja de morangos
Um cacho grande de uvas
Três kiwis
Três bananas
Uma lata de pêssego em calda
1/2 mamão formosa médio
Duas laranjas de umbigo
1 pote de sorvete de creme
Leve em tempos de calorão
Há alguns anos, a apresentadora Daniela Ungaretti, 40 anos, passa o Natal bem longe de Porto Alegre por um motivo especial. Ela, que mora no Bairro Cavalhada, na Zona Sul da Capital, percorre cerca de 260km para celebrar a chegada do Bom Velhinho na casa da avó, Maria Edith, 84 anos, em Pelotas.
– Se reúne todo mundo lá, é uma grande festa – conta.
Ao lado do marido, Daniel, 42 anos, e dos filhos, João Pedro, 16, e Miguel, cinco, ela aposta em um prato leve: uma salada de arroz sete grãos com legumes, damascos e nozes. Hum!
– Não é uma salada qualquer! Alto nível de dificuldade (risos). Mas eu adoro por ser muito leve, ajuda na digestão. E também pelo fato de a noite de Natal ser muito quente em geral. Então, não dá para ter pratos muito pesados – explica a jornalista.
O mais curioso é que Dani aprendeu a fazer o prato enquanto trabalhava, fazendo uma reportagem para o Bom Dia Rio Grande:
– E passei a fazer com frequência.
Salada de arroz sete grãos com legumes, damascos e nozes
2 tomates
2 xícaras de arroz
2 cenouras picadas
Salsinha
Damasco a gosto
Nozes a gosto
1 copo de iogurte natural
Triplica as batatas!
No Natal do humorista Cris Pereira, 40 anos, o que não pode faltar é um prato que, só de pensar, dá água na boca.
– Eu sou viciado em salada de maionese e sou conhecido por isso. Quando a gente está viajando com a turnê e vai almoçar em algum lugar que tenha salada de maionese, a galera que está junto já diz: "Dá pro Cris provar (risos)"– diverte-se o humorista, que mora em Novo Hamburgo e passa o Natal em casa, com a família.
Malhador assumido e bom de garfo, Cris revela que seu vício pela salada, feita em parceria com a cunhada Elisa Machado, é tanto que a quantidade de batata a ser usada no Natal aumenta significativamente por conta dele.
– O pessoal pergunta: "O Cris vem? Se vem, triplica as batatas!" (risos) – afirma.
Ingredientes
12 batatas médias (calcula-se uma batata média por pessoa)
4 ovos
Temperinho verde
Azeitona picada
Sal a gosto
Leia mais sobre famosos e entretenimento