SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS
(Spotlight) – De Tom McCarthy. Com Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams e John Slattery. O surpreendente vencedor do Oscar de melhor filme neste ano (e de uma única outra estatueta, a de melhor roteiro) é um dos melhores longas recentes sobre o jornalismo – um tema da hora nesta época de revolução nas comunicações e debates ininterruptos sobre os assuntos de interesse público (ou nem tanto) nas redes sociais. O melhor da trama sobre a investigação do abuso de crianças por parte de padres da região de Boston é a abordagem da pressão do poder sobre os jornalistas. No filme, trata-se do poder religioso, mas não é um erro imaginar que a pressão pode vir de outras formas em outros casos e contextos. Drama, EUA, 2015, 128min. HBO 2, 12h45min
A PELE DE VÊNUS
(Venus in fur) – De Roman Polanski. Com Emmanuelle Seigner e Mathieu Amalric. O 20º longa do célebre diretor polonês se aproxima da linguagem teatral ainda mais do que o 19º (Deus da carnificina): em um único cenário, um teatro de Paris, estão dois personagens inspirados nas figuras de Venus im pelz, ou Venus in furs, que o austríaco Leopold von Sacher-Masoch publicou em 1870 e que se tornou um clássico definidor dos conceitos de dominação nas relações (vem do nome dele as expressões "sadismo" e "masoquismo"). O jogo de sedução que se estabelece guarda semelhanças com a realidade: Emmanuelle é mulher de Polanski, e Amalric é bem parecido com o cineasta. Ela domina o personagem masculino – e Polanski a filma com paixão e admiração. Bem interessante. Drama, França/Polônia, 2013, 96min. Telecine Cult, 14h30min
PULP FICTION – TEMPOS DE VIOLÊNCIA
(Pulp fiction) – De Quentin Tarantino. Com John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman e Harvey Keitel. Os diálogos divertidos, que geralmente precedem os atos de violência – o que é uma marca do festejado diretor –, alcançam nesta coletânea de episódios que lembram a chamada "ficção de polpa" o seu ápice. O Oscar de roteiro ganho por Tarantino, único deste filme, também era o Oscar solitário de sua carreira até aquele que ele conquistou em 2013, na mesma categoria, por Django livre. Merecia mais (é um diretor de cena dos mais competentes), mas, de fato, a forma como estrutura a trama, interligando os episódios que apresenta, é um dos pontos mais destacados de Pulp fiction. Drama, EUA, 1994, 154min. Telecine Cult, 0h10min
O ÚLTIMO ATO
(The humbling) – De Barry Levinson. Com Al Pacino. Esta adaptação de Philip Roth reuniu o diretor de Rain man (1988) e Bugsy (1991) e o ator revelado por
O poderoso chefão (1972). Não os traz de volta à melhor forma dos anos passados, mas é um bom filme sobre o ocaso de... um grande intérprete que não consegue reviver seus melhores momentos. Greta Gerwig está bem como a jovem de quem ele se aproxima. Drama, EUA, 2014, 112min.
Telecine Touch, 0h15min
TV aberta:
A SUPER AGENTE (So undercover) – De Tom Vaughan. Com Miley Cyrus. Jovem detetive particular é convocada pelo FBI para se infiltrar numa irmandade de garotas em uma universidade e tem como desafio adotar visual
e atitude típica das patricinhas do lugar. Comédia, EUA, 2012, 94min.
RBS TV, 14h50min