Quando lançou seu disco de estreia, em abril de 2014, havia um consenso entre quem vivencia o cenário musical porto-alegrense: estava mais do que na hora de o Dingo Bells estourar. Passado mais de um ano desde que começaram a colher os frutos do álbum, que figurou em diversas listas de melhores do ano, o trio gaúcho apresenta Maravilhas da Vida Moderna ao público santa-mariense. O show será neste sábado, no Rockers Soul Food. A abertura fica por conta da prata da casa Vespertinos.
Há algum tempo adquirindo experiência no cenário underground da capital gaúcha, o Dingo Bells está longe de ser um novato. Rodrigo Fischmann, Diogo Brochmann e Felipe Kautz tocam juntos há pelo menos 10 anos. A parceria dos tempos de colégio rendeu um EP, lançado em 2010. Três anos depois, gravaram Lobo do Mar, uma parceria com Helio Flanders, vocalista da Vanguart. Com calma e planejamento, os guris foram, aos poucos, dando forma a Maravilhas da Vida Moderna. E do intenso processo regado a muita dedicação nasceu um dos mais caprichados álbuns gaúchos dos últimos anos.
Produzido por Marcelo Fruet, o registro conta com 11 faixas nas quais versam sobre melancolia, rotina, trabalho e outros anseios comuns à sociedade contemporânea. Financiado pelo público, por meio do site de crowdfunding Catarse.me, Maravilhas da Vida Moderna é um disco agradável, repleto de groove, que, por vezes, lembra os tempos áureos da Motown. Os vocais impecavelmente suaves do baterista e vocalista Rodrigo Fischmann se encaixam perfeitamente nas melodias guiadas por guitarras limpas e arranjos de metais.
– O fio condutor do disco pode ser resumido em dois aspectos: de um lado, um senso crítico sobre a vida que levamos e queremos levar, como em Mistério dos 30: “Não espero acabar tão sério...”, aliado a uma mensagem de leveza, que, apesar dos percalços, sabemos que vale a pena seguir em frente com um sorriso no rosto, como no refrão de Eu Vim Passear, que diz “tanta gente buzinando, esqueceu de andar, veio ao mundo por engano, eu vim passear – revelou o músico em entrevista à Zero Hora.
Entre os melhores do ano
Seja pelo instrumental inspirado ou por tratar do nosso tempo ao olhar de forma questionadora para o nosso modo de vida, o certo é que Maravilhas da Vida Moderna merece todo o reconhecimento conquistado. E não foi pouco. Além de marcar presença em listas de melhores do ano de publicações importantes como Rolling Stone Brasil e O Estado de S. Paulo, o álbum foi indicado a Disco do Ano no Prêmio Açorianos de Música 2015, levando a melhor em outras duas categorias: Compositor e Projeto Gráfico.
E se, por acaso, você ainda ouviu essa maravilha da vida moderna, passa lá no dingobells.com.br, onde o álbum está disponibilizado para download gratuito. No mais, é chegar no Rockers, apoiar a música independente e conferir de perto o show que já fez a alegria do público em festivais como o Lollapalooza Brasil e Planeta Atlântica.
Dingo Bells
Com: Rodrigo Fischmann (vocal e bateria), Diogo Brochmann (voz e guitarra) e Felipe Kautz (voz e baixo)
Quando: amanhã, 23h
Classificação: 18 anos
Onde: Rockers Soul Food (Avenida Hélvio Basso, 1.241)
Quanto: R$ 30 (público em geral) e R$ 15 (estudantes e idosos). À venda no Café Cristal (Rua Alberto Pasqualini, 139)