Iniciada na década de 1950, a carreira de Cauby Peixoto passou por jazz, MPB, rock e outros gêneros. ZH selecionou 10 canções – e um bônus especial – que demonstram a diversidade o repertório do cantor, morto neste domingo, em São Paulo.
1.Blue Gardênia (Bob Russell e Lester Lee) – Versão do sucesso conhecido na voz de Nat King Cole, esse foi o primeiro grande êxito nacional da Cauby, lançado em 1955.
2. Conceição (Jair Amorim e Dunga) – Mais um grande sucesso de Cauby, Conceição ganhou as rádios brasileiras em 1956. No mesmo ano, também foi para o cinema: no filmeCom Água na Boca, de J. B. Tanko, Cauby aparece cantando em meio a um elenco composto por nomes como Palhaço Carequinha, Anilza Leoni e Costinha.
3. Rock'n'roll em Copacabana – Uma das primeiras gravações de rock em português é atribuída a Cauby. Ele registrou Rock'n'roll em Copacabana depois de ter vindo dos EUA, onde participou do filme Jamboreé, da Warner Brothers.
4. Berimbau (Baden Powell e Vinícius de Moraes) – Sempre atento à renovação da música brasileira, Cauby gravou nomes da Bossa Nova e de outras vertentes musicais. Em 1964, registrou Berimbau no disco Cauby Interpreta.
5. Detalhes (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) – Em 1972, no LP Superstar, Cauby gravou Detalhes, e passou também a ser um importante intérprete de Roberto Carlos – mais tarde, em 2009, gravou o CD Cauby interpreta Roberto, apenas com faixas do Rei.
6. Bastidores (Chico Buarque) – Em 1980, Bastidores se tornou um grande sucesso radiofônico de Cauby. Com os versos "Cantei, cantei / Como é cruel cantar assim", a faixa ficou conhecida como uma das marcas registradas do repertório do cantor.
7.Ronda (Paulo Vanzolini) - Outra importante composição para renovar o repertório de Cauby nos anos 1980.
8. Negue (Enzo Passo e Adelino Moreira) – Gravada pelo cantor no final dos anos 1980, acabou se transformando em mais um clássico de seu repertório.
9. New York, New York (John Kander e Fred Ebb) – Conhecido intérprete de Frank Sinatra, o cantor gravou em 1995 o CD Cauby Canta Sinatra, ao lado de nomes da MPB como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Zizi Possi, e da estrela internacional, Dionne Warwick.
10. Ave Maria no Morro (Herivelto Martins) – Canção adorada por Cauby, estava presente nos shows que fez com cantora Ângela Maria em seus últimos anos de vida – o espetáculo passou por Porto Alegre em 2014.
BÔNUS - Vingança (Lupicínio Rodrigues) – Em suas vindas a Porto Alegre, Cauby sempre fazia questão de demonstrar sua admiração pelo compositor Lupicínio Rodrigues. "Gosto muito. Mas quem não gosta,né?", disse o cantor sobre o autor de Vingança, em entrevista a ZH, em 2012.