O Dia das Mães, comemorado no dia 8 de maio, é uma bela oportunidade para se dividir bons momentos com a figura materna. Momentos que podem ser compartilhados sem sair de casa. Nem toda programação do dia deve envolver restaurantes caros. Que tal assistir a um filme juntos?
Para ajudar você, selecionamos 25 filmes de diversas épocas, gêneros e temáticas que estão disponíveis na Netflix e podem fazer o seu domingo e o de sua mãe ainda mais especial.
Leia mais:
50 filmes a que você tem que assistir na Netflix
50 séries que você tem que assistir na Netflix e em outros serviços de streaming
Conheça 21 clássicos da cultura pop no século 21
1. Comer, Rezar, Amar
Baseado no livro de mesmo nome, o filme narra a jornada aoredor do mundo de Liz Gilbert (Julia Roberts) em busca de autoconhecimento. “Comer, Rezar, Amar” garante belos cenários e diálogos inspiradores.
2. Amor Sublime Amor
Adaptação do espetáculo West Side Story, sucesso da Broadway, para o cinema. O filme dosa entre drama e musical para contar uma versão adaptada da história de Romeu & Julieta.
3. O Segredo de Seus Olhos
Longa argentino estrelado por Ricardo Dárin que conquistou a Academia em 2010, quando foi vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Um drama intenso que explora as consequências individuais dos abusos praticados pelo regime militar argentino.
4. Se Meu Apartamento Falasse
Um clássico de Billy Wilder, essa comédia de erros faz um exuberante retrato da sociedade urbana dos Estados Unidos no início dos anos 60. Um belo registro da cultura pop antes do boom contracultural que viria a ocorrer alguns anos mais tarde.
5. Os Incríveis
Esta divertida animação explora o universo dos super heróis em ambiente familiar. Juntos, os membros da família Incrível têm de superar o malévolo Síndrome.
6. A Chave de Sarah
Uma narrativa intensa que aponta atos de bravura realizados contra a barbárie nazista. No filme, a jovem judia Sarah Starzynski (Mélusine Mayance) tenta escapar de um campo de concentração para salvar seu irmão caçula Michel (Paul Mercier).
7. Chicago
Musical exuberante que faturou seis estatuetas no Oscar de 2003, entre elas, a de melhor filme. O filme explora a efervescência musical da cidade de Chicago nos anos 20.
8. Um Estranho no Ninho
Um dos papéis mais marcantes da prolífica carreira de Jack Nicholson, este drama registra o cotidiano de um sanatório norte-americano durante os anos 70.
9. Chatô: O Rei do Brasil
A cinebiografia de Assis Chateaubriand, o primeiro magnata da comunicação do país, entrou para a história do cinema brasileiro. A produção do longa dirigido por Guilherme Fontes levou 20 anos para ficar pronta. Peça obrigatória para admiradores do cinema nacional.
10. Onde Vivem os Monstros
Viagem narrativa de Spike Jonze construída em cima do livro infantil de mesmo nome escrito por Maurice Sendak. O filme explora a imaginação das crianças de maneira criativa e poética.
11. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
Um dos destaques da carreira de Woody Allen, esta sofisticada comédia brinca com os costumes e as neuroses de jovens adultos nova-iorquinos no que diz respeito a suas vidas amorosas. O filme continua atual mesmo depois de quase 40 anos passados desde seu lançamento.
12. A Vida dos Outros
Drama político alemão que faturou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007. O filme narra a obsessão de um espião da Berlim Oriental com um casal boêmio com relações consideradas "subversivas" pelo regime autoritário do país.
13. Um Divã Para Dois
Meryl Streep e Tommy Lee Jones estrelam esta divertida comédia sobre um casal de meia idade que procura ajuda profissional para superar uma crise no relacionamento. Além de boas risadas, o filme oferece bons momentos de reflexão.
14. Tudo Sobre Minha Mãe
Narrativa pungente que rendeu a Almodóvar o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2000. Tudo Sobre Minha Mãe é um tratado sobre tolerância e respeito à diversidade.
15. What Happened, Miss Simone?
Documentário sobre Nina Simone, uma das mais importantes vozes da música norte-americana. O filme narra não só a carreira da cantora, mas também sua atuação como ativista pelos direitos civis da comunidade negra norte-americana.
16. Bonequinha de Luxo
Clássico baseado em um livro de mesmo nome de Truman Capote. "Bonequinha de Luxo" eternizou Audrey Hepburn no imaginário do cinema norte-americano. No filme, a atriz mostra toda atitude que guardava por traz de seu jeito delicado de ser.
17. A V!da Acontece
Uma divertida comédia com momentos de reflexão. No filme, Kim (Krysten Ritter) vive uma mulher prestes a se tornar mãe pela primeira vez. Em crise com a nova responsabilidade, a personagem é obrigada a lidar com situações da vida adulta que vinha evitando até então.
18. Orgulho e Preconceito
Adaptação cinematográfica para o romance de mesmo nome escrito por Jane Austen. O filme segue a linha do livro, um tratado sobre a identidade feminina na Inglaterra vitoriana. Orgulho e Preconceito segue atual no século 21.
19. Quanto mais quente melhor
Filme que eternizou Marilyn Monroe no imaginário de Hollywood. Uma divertida comédia de Billy Wilder que narra a história de dois músicos desempregados em fuga da máfia.
20. Blue Jasmine
Filme de Woody Allen que explora o universo de uma mulher em crise de meia idade. Blue Jasmine oferece uma narrativa sensível e reflexiva. Em 2014, o filme rendeu o Oscar de melhor atriz a sua protagonista, Cate Blanchett.
21. Minha Mãe é Uma Viagem
O comediante Seth Rogen divide o protagonismo desta divertida comédia com Barbra Streisand. Um filme leve que desconstrói os estereótipos da relação entre mãe e filho.
22. O Sol é Para Todos
Adaptação da clássica novela de Harper Lee. O filme conta a história de uma advogado que sofre represálias ao defender um homem negro acusado de estupro. Uma narrativa pungente que denuncia o racismo na sociedade americana dos anos 30 e ainda soa atual.
23. A Incrível História de Adaline
Uma obra bastante sensível sobre uma mulher cuja percepção do mundo a sua volta é modificada após um acidente. Ao mesmo tempo em que explora as consequências do acidente, o filme também faz uma bela análise do universo feminino.
24. A Um Passo da Eternidade
Drama lançado em 1953 que conta com atuações de Montgomery Clift, Frank Sinatra e Deborah Kern. Um bonito retrato da sociedade norte-americana no período do pós-guerra. Os personagens do filme ajudaram a definir as identidades urbanas do século vinte.
25. Para Sempre Alice
Um filme pungente sobre uma mulher que, no meio da vida adulta, descobre sofre de Alzheimer. O filme é enriquecido por uma atuação intensa de Julianne Moore que a rendeu o Oscar de melhor atriz em 2015.