O Instituto Bioatlântica (IBIO) recebeu nesta quinta-feira (17) 33.333 dólares – aproximadamente R$ 120 mil – da banda americana Pearl Jam. Os recursos foram disponibilizados pela grupo de rock para ajudar na reparação dos danos gerados pela tragédia de Mariana, em Minas Gerais.
Leia mais:
Eddie Vedder cobra punição aos responsáveis pelo desastre de Mariana
Pearl Jam emociona público, mas estrutura de pistas deixa a desejar
Barragem da Samarco em Mariana já tinha falhas há quatro anos
O valor deverá ser utilizada na capacitação em agricultura sustentável de moradores de municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, principalmente da Bacia do Piranga, mais afetados pelo rompimento da barragem do Fundão, da empresa Samarco, em 5 de novembro de 2015.
Em dezembro, o grupo prometeu pelas redes sociais doar 100 mil dólares para três diferentes organizações: além da IBIO, estavam na lista o Instituto Terra e o Confrem - Brasil. Não há informação se as duas outras instituições já receberam suas parcelas.
Durante sua passagem pelo Brasil, em novembro passado, o vocalista Eddie Vedder se manifestou contra a exploração desenfreado do meio ambiente:
– É duro quando grandes empresas usam e abusam de terras apenas para lucrar sem nenhum respeito pelo meio ambiente. Acidentes tiram vidas, destroem rios e, ainda assim, eles conseguem lucrar. Esperamos que sejam punidos, duramente punidos e cada vez mais punidos para que nunca esqueçam o triste desastre que causaram – discorreu Vedder para 40 mil pessoas em show de Belo Horizonte.