Além de preservar e divulgar a memória audiovisual gaúcha, a Cinemateca Capitólio tem alternado em sua programação a exibição de importantes títulos brasileiros e internacionais – tanto filmes clássicos quanto produções inéditas. Coerente com essa linha de atuação, a sala no Centro Histórico de Porto Alegre vai projetar a partir desta terça-feira uma seleção de 10 longas recentes, dirigidos tanto por novos nomes quanto por cineastas de relevância dentro do cenário atual. Até junho, a mostra Panorama do Cinema Contemporâneo passará produções de diferentes origens, sempre em película de 35 mm.
Leia mais sobre cinema:
Drama familiar japonês emociona sem pieguismo
"Tudo Vai Ficar Bem" marca retorno do diretor Wim Wenders à ficção
"A Bruxa" vira sensação ao unir terror sobrenatural e tensão emocional
Três filmes estrangeiros são os destaques desta semana no Capitólio. A abertura do ciclo, às 20h, será com Amor Bandido(2012), de Jeff Nichols, revelação da nova geração do cinema norte-americano. A história mostra os adolescentes Ellis (Tye Sheridan) e Neckbone (Jacob Lofland), amigos que decidem desbravar uma ilha que fica no rio próximo a suas casas. Lá, eles encontram Mud (Matthew McConaughey), um homem foragido que tem vivido em um barco preso nos galhos de uma árvore. Apesar da desconfiança inicial, os garotos resolvem ajudar Mud em seus planos ao saber que ele está à espera de Juniper (Reese Witherspoon), o grande amor de sua vida, que se envolveu com o homem errado.
Já as outras duas obras que integram essa primeira fornada são dramas premiados em importantes festivais e que propõem um cinema mais reflexivo, diametralmente oposto aos produtos hollywoodianos. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes,Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas(2010), do tailandês Apichatpong Weerasethakul, é uma fascinante viagem sobrenatural e espiritual. O filme acompanha os últimos dias de um homem com insuficiência renal, recolhido em uma casa perto da floresta, ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua mulher morta aparece para ajudar Boonmee em sua jornada final. A eles se junta o filho, que retorna após muito tempo metamorfoseado em uma criatura fantástica.
Finalmente, As Quatro Voltas(2010), coprodução internacional dirigida pelo italiano Michelangelo Frammartino, cruza quatro histórias ambientadas em um antigo vilarejo nas montanhas da Calábria, onde um velho pastor passa seus últimos minutos de vida, cercado por suas cabras. Premiado em festivais como Cannes, o filme é uma homenagem ao ciclo da vida em quatro manifestações: humana, animal, vegetal e mineral.
O Panorama do Cinema Contemporâneo vai mostrar ainda o aclamado Tabu (2012), do português Miguel Gomes, o denso Minha Felicidade(2010), do bielorrusso Sergei Loznitsa, O Grande Mestre (2013), filme de artes marciais do chinês Wong Kar-wai, Em Busca da Vida (2006), do cultuado realizador chinês Jia Zhang-ke, e o cazaque Tulpan (2008), de Sergey Dvortsevoy. A nova produção latino-americana estará representada por Outubro (2010), dos peruanos Daniel e Diego Vega Vidal, e O Abismo Prateado (2011), do brasileiro Karim Aïnouz.
Cafeteria Capitólio completa programa
Em operação desde o dia 18 de fevereiro, a Cafeteria Capitólio está ampliando as opções de seu cardápio. Segundo o ecônomo responsável pelo local, Evandro Leonan, no mês de março está sendo testado o almoço executivo, com menu semanal variável – nesta e na próxima semanas, os destaques são frutos do mar e peixes. – A grande frequência do público nos surpreeendeu. Tem gente que vem assistir aos filmes e também moradores da vizinhança, especialmente os da terceira idade. Por questão de logística e espaço, estamos limitando o almoço a 50 pessoas – diz Leonan. A Cafeteria Capitólio funciona de terça a sexta, das 9h às 21h, e sábado, domingo e feriados, das 14h às 21h, e está disponível também para eventos.