Depois de 15 anos de audições e artistas revelados, o American Idol chegará ao fim. A última temporada será transmitida pelo canal Sony a partir desta quarta-feira, às 22h.
Um dos pioneiros do segmento, tendo inspirado diversas competições televisivas de música pelo mundo, o programa estreou em 2002 com os jurados Simon Cowell, Paula Abdul e Randy Jackson. Cowell, criador do reality, fazia sucesso com seu estilo durão, mas não participa das gravações desde 2011, quando levou o The X Factor para os Estados Unidos.
O American Idol acabou perdendo popularidade, dando lugar ao próprio The X Factor e ao The Voice, que também foi lançado em 2011 nos Estados Unidos. Ele inclusive não era transmitido no Brasil há duas temporadas. No entanto, é inegável a importância do programa – que lançou artistas como Kelly Clarkson, Carrie Underwood, Phillip Phillips, Jennifer Hudson, Adam Lambert e Jordin Sparks – no mundo da música.
Nesta temporada, os jurados serão Jennifer Lopez, Harry Connick Jr. e Keith Urban. O único integrante que permanece desde o início é o apresentador Ryan Seacrest. O reality será exibido nas quartas e quintas, às 22h.