Formato já consolidado na grade da RBS TV desde 2012, o The Voice Brasil ganhará agora uma nova versão para ouvir as crianças. Na tarde deste domingo, logo após o Esporte Espetacular, estreia The Voice Kids. Da edição adulta ficaram o apresentador Tiago Leifert e o técnico Carlinhos Brown. Para reforçar o time, foram chamados a repórter Kika Martinez, os sertanejos Victor & Leo e a cantora Ivete Sangalo, a grande estrela da atração.
Renato Vianna é o vencedor do The Voice Brasil
- É um programa para a família, que vai levar emoção, diversão e arte. Queremos que pessoas de todas as idades sentem juntas na frente da TV - diz o diretor Creso Eduardo Macedo.
Para ele, é importante mesclar nomes que já conhecem o formato, como Leifert e Brown, e com artistas que trazem um novo olhar:
- O Victor e o Leo têm valores de família, uma carreira brilhante e composições incríveis. E sempre foi um sonho trabalhar com a Ivete. Ela é a mulher mais inteligente que já conheci. É de uma sensibilidade sem igual. A Kika chegou para dar apoio às crianças, dos bastidores até a entrada no palco, e para auxiliar na plataforma digital - explica Macedo.
Ivete, que já foi jurada de outro reality show da Globo, o SuperStar, não esconde a empolgação.
- A princípio, somos os técnicos, mas o que se aprende com eles é um mundão. Combinamos de ser tão naturais quanto as crianças são. Eles não aceitam só as fofurinhas, querem honestidade - afirma a cantora baiana.
CUIDADO COM FRUSTRAÇÕES
Trabalhar com crianças também requer habilidade extra, como explica Victor, que fará sua estreia na função de mentor:
- Se nenhuma cadeira vira, nós quatro nos unimos para transformar isso em aprendizado. Não estamos ali para mimar ninguém. Lidar com competição e frustração é importante para a formação de todo ser humano. Mas também vamos amparar com muito carinho e mostrar que o The Voice Kids é só uma etapa. O sonho não acaba.
O programa começa com 24 vozes em cada time. Os competidores têm entre nove e 15 anos. Para Brown, diferenças da versão adulta para a kids são naturais:
- A criança é totalmente desprovida de vícios e isso se transforma em bons papos. Não é que seja difícil lidar com alguém mais velho, mas o adulto já tem conhecimentos iguais aos seus. As crianças são mais livres.
O The Voice Kids chega com algumas novidades. A dupla Victor & Leo, por exemplo, ocupa duas cadeiras, mas o voto será único. Na hora de escolher os candidatos durante a primeira fase, ambos têm que estar de acordo sobre a decisão, já que as cadeiras viram ao mesmo tempo. Além disso, a Globo fez uma parceria com o canal infantil Gloob e Maitê Padilha, da novela Gaby Estrella, participa como repórter dos bastidores.
AS ETAPAS
Audições
Na primeira fase, conhecida como audições às cegas, os candidatos se apresentam e são avaliados apenas pela sua voz. Nesta etapa, os técnicos viram suas cadeiras e montam os três times: Time Ivete, Time Brown e Time Victor & Leo. Se mais de um técnico escolher o mesmo candidato, quem escolhe com quem quer trabalhar é o próprio cantor.
Batalhas
Com as equipes formadas, começam as batalhas. Nelas, os competidores cantam em trios com integrantes do próprio time. Após a apresentação, o técnico decide quem avança para a próxima etapa e dois candidatos deixam o programa.
Shows ao vivo
As disputas serão ao vivo, e o público ajuda a decidir quem fica na competição.
Grande final
Na final, caberá ao público decidir o campeão. O vencedor ganha R$ 250 mil e um álbum pela Universal Music.