Então é Natal. E para quem quiser encarar a festa do Papai Noel vendo filmes, são muitos títulos que têm como ponto central da trama os sorrisos, as lágrimas e também a tensão que costumam marcar presença na data. O primeiro da lista é o maior clássico natalino de todos os tempos, que se impõe como programa obrigatório a descobrir ou a rever: A Felicidade não se Compra, de Frank Capra. Conta a história de um homem desiludido com a vida (James Stewart) que está prestes a se suicidar na noite feliz mas, iluminado por um anjo da guarda, encontra seu final redentor ao pé do pinheirinho cercado pela amor da família e dos amigos. Nesse time dos clássicos, também figura Natal Branco, que traz o hit White Christmas cantado por Bing Crosby.
A transformação de um sujeito avarento e mal-humorado em homem de bem graças ao espírito natalino tem sua icônica representação no célebre Sr. Scrooge, personagem apresentado por Charles Dickens em Um Conto de Natal. Entre as muitas versões da obra para o cinema, estão a comédia Os Fantasmas Contra-Atacam, com Bill Murray no papel central, e Os Fantasmas de Scrooge, com Jim Carrey. Falando em Carrey, ela já azedou o Natal encarnando também o asqueroso Grinch, figuraça criada pelo escritor Dr. Seuss. O processo de conversão de um ogro em boa alma pelo clima festivo mudou a vida também do personagem de Nicolas Cage em Um Homem de Família.
10 filmes natalinos para assistir na Netflix
E o Macaulay Culkin, lembram? Reapareceu dias atrás tirando onda do papel que o consagrou quando criança, o do guri deixado para trás quando a família viaja no feriado do Natal, em Esqueceram de Mim.
A época de confraternização pode ser manchada por um tipo como o psicopata de Natal Sangrento, sujeito que, quando garoto, ficou traumatizado pelo assassinato dos pais por um Papai Noel e passa a trucidar pessoas sob a vestes do bom velhinho. Mas a celebração pode ser um antídoto para a violência, como mostra Feliz Natal, inspirado em um episódio real da I Guerra – em meio aos combates das forças aliadas francesas e britânicas contra os alemães, um inusitado cessar-fogo é acordado para os soldados celebraram a noite especial no front cortado por trincheiras.
QUIZ: qual filme de Natal você estrelaria
A contribuição brasileira na lista vem com outro Feliz Natal, no qual Selton Mello destaca aquele típico climão familiar em meio à ceia, no qual cobranças e ressentimentos represados explodem para azedar o gosto do peru e dos fios de ovos.
O que ver
A Felicidade não se Compra (1946), de Frank Capra
Natal Branco (1954), de Michael Curtiz
Natal Sangrento (1984), de Charles E. Sellier Jr
Os Fantasmas Contra-Atacam (1988), de Richard Donner
Esqueceram de Mim (1990), de Chris Columbus
O Grinch (2000), de Ron Howard
Um Homem de Família (2000), de Brett Ratner
Feliz Natal (2005), de Christian Carion
Feliz Natal (2008), de Selton Mello
Os Fantasmas de Scrooge (2009), de Robert Zemeckis