Eu me pergunto, diante dos filmes que vi e que fazem parte de minha própria vida: como seria eu, como seríamos nós, se tudo não tivesse sido como foi, no cinema?
1. Como seria eu? Se não tivesse me apaixonado, aos 10 anos de idade, por Margaret Sullavan, no filme A Loja da Esquina (The Shop Around the Corner, 1940), de Ernst Lubitsch, com James Stewart.
2. Como entender o mundo? Sem ter visto a velha e gorda e sofrida Jane Darwell dizer "nós viveremos para sempre, porque nós somos o povo", em As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1940), de John Ford, com Henry Fonda (a nos advertir: "Eu estarei lá!... onde se lutar para que os famintos possam comer, eu estarei lá!").
3. Como não admitir que o filme mais perfeito de todos os tempos, na sua essencialidade, seja Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment, 1960), de de Billy Wilder, com Shirley McLane e Jack Lemmon, só porque se trata de uma comédia romântica, como foram Aconteceu Naquela Noite, de Clark Gable e Claudette Colbert, renascidos em A Princesa e o Plebeu, da via Marguta, 41 - com Audrey Hepburn e Gregory Peck.
4. Como ignorar a desesperançosa odisseia de Lamberto Maggiorani e Enzo Staiola, com seu ressonante "cântico da dor e da privação" em Ladrões de Bicicletas (Ladri di Biciclette, 1948), de Vittorio de Sicca, deixando de incluir essa fita entre as melhores de todos os tempos?
5. Por que não embarcar na locomotiva e não ir até o fim como Buster Keaton, em A General (The General, 1926), de Clyde Bruckman, Buster Keaton?
6. E me pergunto: o que fez com o cinema Orson Welles, antes e até dizer Rosebud, em Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941)?
7. O que seria do cinema se não tivesse criado o mundo de Oz, e aquele passeio de Judie Garland com seu cachorrinho, e o leão covarde, e o homem de lata e o espantalho, ao som de Over the Rainbow, em O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939), de Victor Fleming?
8. O que seria de todos nós, espectadores e amantes do cinema, se Chaplin não tivesse chupado cada prego das botas que comeu, um dia, Em Busca do Ouro (The Gold Rush, 1925), de Charles Chaplin?
*Aldyr Garcia Schlee é escritor, autor, entre outros, de 'O Dia em que o Papa Foi a Melo', 'Don Frutos', 'Contos de Futebol' e 'Os Limites do Impossível - Contos Gardelianos'. Nesta quarta-feira, lança seu novo livro de contos, 'Fita de Cinema', na Palavraria, em Porto Alegre.