Os horários de novelas da TV Globo sempre seguiram um padrão, uma espécie de cartilha para cada um deles. A novela das oito, que virou das nove, era um programa para toda a família, aquela hora em que todos paravam em frente à tevê e depois, ou no dia seguinte, discutiam os melhores momentos. Às 19h, tradicionalmente, se consagrou o horário das comédias românticas, histórias com uma pegada mais leve e ágil. E, assim, sobrou para a novela das seis a tarefa de entreter mamães e vovós enquanto o resto da família não chega em casa - por isso mesmo, com histórias água com açúcar - muitas vezes, romances de época
Inovador e surpreendente
Mas, nos últimos anos, muita coisa mudou, principalmente, o público. Os finais de tarde têm apresentado novelas de qualidade, com elenco e produção dignos de horário nobre.
Além do Tempo, com Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso), tem conquistado o público pela leveza e, ao mesmo tempo, profundidade da história. Elizabeth Jhin transporta todos nós para o século 19, mas já prepara o terreno para a segunda fase, nos tempos modernos. Duas novelas em uma só. Um feito inovador e surpreendente.
Dignas de premiação
Por falar em inovação, o que dizer de Meu Pedacinho de Chão (2014) e Cordel Encantado (2011)? Duas histórias mágicas, perfeitas para deixar a imaginação voar nos finais de tarde.
Foto: Divulgação, TV Globo
As novelas das seis ganharam um espaço tão importante na televisão que viraram dignas de prêmios. Lado a Lado (2012) e Joia Rara (2013) já levaram troféus no Emmy, o Oscar da tevê mundial.
Foto: Divulgação, TV Globo
Protagonizada por Camila Pitanga e Lázaro Ramos, Lado a Lado, aliás, foi ainda mais longe. Desbancou o fenômeno Avenida Brasil (2012).
Foto: Divulgação, TV Globo
Hora de sonhar
É uma pena que o horário não permita que mais gente acompanhe essas novelas exibidas nos fins de tarde, já que a maioria ainda está no trabalho, ou a caminho de casa, no trânsito. Para quem consegue curtir, vale a pena acompanhar as histórias românticas de Elizabeth Jhin, a profundidade de Lícia Manzo, as comédias de Walcyr Carrasco e as tramas de tantos outros autores já consagrados no horário. É o momento de "desligar" da realidade e sonhar.
Curta nossa página no Facebook