A série Narcos, que estreou na última sexta-feira na Netflix, possibilita ao telespectador conhecer um recorte da vida do narcotraficante mais famoso da história, Pablo Escobar, interpretado por Wagner Moura na atração. Criada por José Padilha, a série apresenta Escobar já na fase adulta, quando começa a construir seu império. Para quem se interessou pela história do "patrón" e quer imergir mais em seu universo, Zero Hora separou cinco produções que abordam a vida e morte de Don Pablo, seja ele protagonista ou coadjuvante.
Colombianos opinam sobre "Narcos": "Grande seriado, mas não funciona aqui"
"Eles eram apaixonados pelo poder. Isso é sexy", diz atriz de "Narcos"
Opinião: Wagner Moura impressiona como Pablo Escobar em "Narcos"
Os Pecados de Meu Pai
Lançado em 2009, este documentário conta a história Juan Pablo Escobar, filho do narcotraficante. Ele trocou seu nome para Sebastián Marroquín ao fugir para Buenos Aires após a morte do pai, em 1993. Na Argentina, Sebastián tornou-se arquiteto e designer industrial. No filme, são utilizados fotos e vídeos da família para ilustrar a vida do pai e sua relação com o filho. Um momento marcante do documentário é quando Sebastián busca se reconciliar com as famílias de dois políticos mortos a mando do pai nos anos 1980 - o ministro da Justiça Rodrigo Lara e o candidato presidencial Luis Carlos Galán. O encontro do filho do narcotraficante com os filhos dos políticos assassinados é histórico.
Wagner Moura fala sobre seu papel como o traficante Pablo Escobar em Narcos
Escobar - Paraíso Perdido
Com Benicio Del Toro vivendo Pablo Escobar, o longa se passa nos últimos dias do narcotraficante, porém com uma trama ficcional: o surfista canadense Nick (Josh Hutcherson) viaja para a Colômbia e se apaixona por Maria (Claudia Traisac), sobrinha do chefe do Cartel de Medellín.
Blow
Outro longa de ficção envolvendo o narcotraficante. Após ser preso por distribuir maconha nos Estados Unidos, George Jung (Johnny Depp) muda de ramo e começa a importar a cocaína de Pablo Escobar (Cliff Curtis). Dirigido por Ted Demme, o longa de 2001 conta ainda com Penélope Cruz no papel de Mirtha, esposa de George.
Pablo Escobar - El patrón del mal
Disponível na Netflix, esta série mostra a construção de Pablo Escobar, interpretado por Andrés Parra, desde a sua infância em Rionegro até a sua morte, em 1993. Baseada no livro La parabola de Pablo, do jornalista Alonso Salazar, e realizada pela Caracol TV, a atração é uma das maiores produções da televisão colombiana, sendo exibida para mais de 10 milhões de pessoas em 20 países.
¿Quién mato a Pablo Escobar?
Nas palavras de Camila Kosachenco, repórter de entretenimento e vida e estilo de Zero Hora:
Depois de seis episódios seguidos de Narcos, a própria Netflix já me sugeriu este documentário. Antes de partir para o sétimo capítulo da produção de Padilha, resolvi conhecer um pouco mais desse cara que, com a minha idade, já dominava um país (de formas nem tão corretas, mas ok) e acumulava mais grana do que eu possa imaginar. São 45 minutos repletos de depoimentos, imagens e áudios da época em que Pablo Escobar reinava pela Colômbia. Jornalistas, policiais americanos - dentre eles, Javier Peña - e colombianos, o ex-presidente César Gaviria e um ex-narcotraficante falam sobre a polêmica que cerca a morte do líder do cartel de Medellín. Oficialmente, Pablo foi atingido por disparos efetuados pela polícia colombiana, em uma força-tarefa feita para recapturá-lo. Entretanto, algumas teorias afirmam que os tiros que colocaram fim no reinado de Escobar partiram de armas de um grupo chamado de Los Pepes, que estariam auxiliando a polícia a encontrar o traficante. Segundo alguns dos entrevistados, há, inclusive, teorias da conspiração que afirmam que Pablo não teria morrido. E então, quem matou Pablo Escobar?
* Zero Hora