Depois de uma semana intensa de filmes e festas, está prestes a chegar ao fim a 43ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Durante a tarde deste sábado, turistas circulavam pela Rua Coberta num misto de curiosidade, expectativa e ressaca da noite anterior.
Jovens diretores gaúchos falam sobre a relevância do Festival de Gramado
Leia todas as notícias sobre o Festival de Gramado
Entre os jovens, o sentimento é de empolgação pelo clima de balada do festival. Júlia Campos, de Brasília, que conta que veio à Serra para curtir as festas - para ela, o principal ponto positivo do evento - e para ver as celebridades. Acabou alcançando 50% do objetivo:
- Encontramos muito pouca gente, parece que vieram poucos famosos, né? - diz, acompanhada de um grupo de três amigos, que tirava selfies em frente ao Palácio dos Festivais enquanto o sol ainda dava às caras em meio às nuvens.
O clima, aliás, foi um dos assuntos mais correntes entre os turistas. Esperando curtir um típico inverno gaúcho, quem veio de longe fui surpreendido com temperaturas altas, ultrapassando os 30ºC. O aposentado Delamar Lorandi, de 71 anos, diz que esse fator pode ter colaborado com o ambiente "estranho" que encontrou em Gramado neste ano:
- Eu venho a Gramado quase todos os anos desde 1962 e nunca tinha vindo assim - diz, enquanto aponta para a camisa leve, de manga curta, que traja - O ano passado foi melhor. Acho que o problema é a falta de frio. Em vez de chocolate, o pessoal está tomando sorvete - diverte-se o rio-grandino, enquanto sorve um chimarrão.
Delamar Lorandi, de Rio Grande, vem a Gramado há mais de 50 anos (Foto: Carlos Macedo / Agência RBS)
E quanto aos filmes? Com uma seleção que deixou críticos divididos - ótimos filmes, como o longa Que Horas Ela Volta? e o curta O Teto Sobre Nós, foram intercalados com projeções que não chamaram a atenção - o festival conseguiu atrair o público da cidade. Porém, a festança do último fim de semana em torno do tapete vermelho incomodou alguns turistas:
- A gente vem à noite, fica acompanhando o festival no telão. Mas eu tenho visto muita gurizada, um pessoal que vem para se embebedar - avalia o comerciário Marcelo dos Santos, de Pelotas.
Mariana Ximenes causa furor na chegada ao Festival de Gramado
Gramado reúne filmes sobre poder e corrupção no Brasil
Na noite deste sábado, o Festival de Cinema vai agraciar os melhores do ano com os Kikitos. A cerimônia de entrega está prevista para as 21h, no Palácio dos Festivais.