O Spotify lançou nesta semana o Musical Map: Cities of the World - um guia visual e interativo de como as pessoas ouvem música em diferentes cidades ao redor do mundo.
Além das mais de mil listas de reprodução específicas de cidades e, que refletem as preferências musicais únicas de cada área, o serviço criou o mapa baseado na música que é "distintiva" de cada área - o que significa as músicas que são ouvidas frequentemente em cidades específicas, mas que não são frequentemente ouvidas em outras. O mapa não coloca no ranking músicas duplicadas. Por exemplo: se o U2 é o mais ouvido em Porto Alegre e Nova York, ele não vai pro ranking.
Álbum do rapper Kendrick Lamar "quebra" o Spotify
Saiba como funciona o PlayStation Music, parceria entre Sony e Spotify
Roberto Carlos libera sua discografia em site online de música
Nesse contexto o mapa mostra a força dos artistas locais. Em Porto Alegre, três músicas da banda Dingo Bells encabeça a lista: "Eu Vim Passear", "Dinossauros" e "Maria Certeza".
Em Pelotas, o músico Esteban também lidera o ranking com "Tango Novo", "Cigarros e Capitais" e "O que não vem". Em Santa Maria as mais ouvidas foram "Batendo água", "Borracho y Loco" e "Não se precipite". Em Caxias do Sul, o top 3 é composto por "Borracho y Loco", "Velhas fotos" e "Pinhal".
O Mapa é atualizado automaticamente a cada duas semanas. Cada atualização envolve a análise de quase 20 bilhões de faixas ouvidas pelos usuários do Spotify.