Estrelas do "Minecraft" contam seus segredos no YouTube
Minecraft: uma geração de jogadores e uma subcultura que vale bilhões
Cinco brasileiros se destacam na rede que envolve o game Minecraft. O game possui mais de 100 milhões de usuários registrados e se transformou na motivação para a criação de inúmeros canais no YouTube. Gamers de todo o mundo servem de guias-turísticos para quem quer entender como escavar do próprio jogo os blocos pixelizados que formam construções que tanto podem ser réplicas famosas, quanto projetos que saem direto da imaginação de quem está do outro lado da tela.
Com milhões de inscritos, Eduardo Faria, o Venom Extreme, Bruno Aiub, dono do Canal do Monark, Pedro Afonso Rezende Posso, o Rezende Evil, Vinicius Ferraz, criador do vinnicius13, e Guilherme Nogueira, o PhoenixBR, possuem os canais de maior sucesso no Brasil entre os fiéis de Minecraft. Confira seus perfis:
VENOM EXTREME
Principal canal nacional de vídeos sobre games, com mais de 4 milhões de inscritos, Eduardo Faria, 32 anos, é o dono do avatar mais famoso entre os fãs brasileiros do jogo: o vilão Venom, das histórias em quadrinho do Homem-Aranha, é a inspiração para o nome e para a "skin", a aparência do personagem de Eduardo em Minecraft.
CANAL DO MONARK
Para o criador do RandonPlays, ou Canal do Monark, que já ultrapassou 3 milhões de inscritos, falar de games virou trabalho. Bruno Aiub, 25 anos, começou com os gameplays de Minecraft e hoje fala sobre cinema, música, super-heróis e seu cotidiano. O canal virou um vlog, e ele, uma celebridade entre os gamers.
REZENDE EVIL
Pedro Afonso Rezende Posso, 18 anos, utiliza o canal para construir narrativas e contar histórias utilizando o mundo de Minecraft. Entre as principais séries criadas por Pedro, estão versões dos programas de TV "A Hora da Aventura" e "The Walking Dead". Seu canal possui mais de 2,5 milhões de inscritos.
VINNICIUS13
O canal tem mais de 150 vídeos publicados sobre Minecraft e 900 mil inscritos. Vinicius Ferraz, 22 anos, criou para fazer "gameplays", tutoriais e para mostrar suas contruções aos amigos há quatro anos. Os vídeos são longos e contam com a participação bem humorada de outros youtubers, como na série "Em busca da casa automática".
PHOENIXBR
Guilherme Nogueira, de 19 anos, também mistura os vídeos em que interage com jogadores no mundo de Minecraft com gravações sobre outros jogos ou assuntos aleatórios. O canal PhoenixBR, com quase 600 mil inscritos, é mais um vlog do que um espaço para aprendizado sobre jogos.