Frio chama um expresso, e um expresso pode chamar outras coisas. Por isso, o 2° Caderno selecionou duas dezenas de lugares em Porto Alegre onde uma boa xícara de café pode conciliar com livros, filmes, arranjos de flores, moda, estética, arte e bicicletas.
BICICLETA
Cansou da pedalada e quer um ambiente 100% bike friendly? Então, o seu lugar é a Vulp. O aconchegante espaço no número 78 da Bento Figueiredo oferece cardápio vegetariano e vários tipos de cafés - dos mais simples aos mais elaborados. Para acompanhar, pergunte pelo Bolo do Dia, cujo preço é estipulado pelo próprio cliente. Anexo ao café, uma loja especializada vende bicicletas personalizadas, peças e acessórios, além de disponibilizar uma bancada para reparos rápidos. Desnecessário dizer que a Vulp possui um amplo bicicletário para receber os clientes.
Leia mais:
Conheça o caminho do vinil em Porto Alegre
Passeie por um roteiro para aficionados por gibis
Confira locais que unem cafés e livraria na Capital
LIVROS
Com mais de 10 anos no mercado de livros - e cafés - da Capital, a Palavraria (Vasco da Gama, 165) é um dos pontos de encontro de quem gosta de literatura. As estantes são repletas de volumes de literatura brasileira e universal, além publicações independentes. Quem for tomar um café ainda poderá assistir a um sarau, show ou bate-papo - a agenda cultural da livraria é bastante movimentada.
Outro ponto de encontro de amantes de livros e cafés é a Multicultura (República, 351), que, além da carta de cafés, oferece vinho, cerveja artesanal e comidinhas. Nos shopping centers da Capital, também há lojas com cafeteria, como o Café Cultural, na Livraria Cultura do Bourbon Country, e o Fran's Café, na Fnac do BarraShoppingSul.
MODA
Quem vai ao Azul Cobalto (Lima e Silva, 744) toma seu café cercado por manequins, araras e balcões com sapatos, blusas e outras peças de vestuário de diferentes marcas. Além de cafés simples e especiais, a loja também oferece quiches e bebidas como cerveja, chás gelados e refrigerantes. Mas a especialidade é uma cheesecake, feita artesanalmente com amoras frescas.
FILMES
Os cinéfilos podem ficar mais próximos da sétima arte na hora de tomar um cafezinho ou marcar uma reunião de trabalho. No Paris Cinema Café (Venâncio Aires, 210), o cardápio tem pratos e bebidas que remetem a nomes de filmes clássicos e um acervo de lançamentos em DVDs disponível para aluguel. O espaço também disponibiliza wi-fi e ambiente tranquilo para quem quiser levar seu computador ou encontrar com colegas.
Algumas locadoras da Capital também conciliam café com seus acervos. A Espaço Vídeo, por exemplo, tem cafeteria em seus dois endereços, no número 1.378 da 24 de Outubro e na Vasco da Gama esquina com Fernandes Vieira - esta com menos espaço para o café e um catálogo maior de filmes. Já a Hi-Fi Vídeo e Café (Independência, 523) oferece cardápio de sopas, enquanto a Cia. Do Vídeo (Lima e Silva, 155) tem um linha integral de lasanhas, panquecas e outros menus, além de bufê de sorvete e paletas mexicanas no verão.
BELEZA
Fazer uma reunião de negócios ou celebrar a vida enquanto dá um tapa no visual é a proposta do Hair Trendy. Há cinco anos, o salão recebe gente que se reúne para botar a conversa em dia nas mesas da área externa aproveitando para bebericar café e apreciar o movimento. Não é incomum integrantes de um mesmo grupo se revezarem entre as xícaras e os esmaltes. O salão atende em dois endereços com o mesmo conceito: República, 174, e Luiz Afonso, 16, ambos na Cidade Baixa.
FLORES
Tradicional ponto de encontro da Zona Sul, o Café e Prosa (Dr. Mário Totta, 963) coloca o cliente em contato direto com a natureza. Lá, tortas gourmet (a de nozes com damasco e ovos moles é a pedida!), sucos funcionais e uma carta completa de cafés dividem espaço com uma floricultura de quase 130 anos de atividade. De vasos de violeta a palmeiras imperiais, a oferta é variada - assim como o público que frequenta o lugar, que vai de famílias inteiras almoçando aos finais de semana a grupos de amigos curtindo um happy hour.
ARTE
Na Capital, muitos museus e espaços culturais também têm suas cafeterias. Localizado no subsolo do Santander Cultural, em um prédio histórico que já foi sede da bancos Nacional do Comércio, Sul Brasileiro e Meridional, o Café do Cofre ocupa o lugar de um cofre que já abrigou joias e outros objetos de valor. Também na Praça da Alfândega, o Margs tem seu café, e algumas quadras adiante, na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), há duas opções: o Café dos Cataventos, no térreo, e o Santo de Casa, no 7º andar.
Já o Press Café, ao lado da Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2.000), além de diferentes doces e sanduíches, oferece uma boa vista do pôr-do-sol. Enquanto isso, pontos como o Café do Duque (Duque de Caxias, 1.354) e o Cartum (José do Patrocínio, 637) aproveitam seus espaços para promover exposições e outros eventos culturais.
Confira o mapa de cafés com algo mais:
Leia mais matérias de Entretenimento