Humor agridoce, olhar otimista sobre a velhice, lições de autoajuda - a fórmula de O Exótico Hotel Marigold (2012) tinha tudo para dar certo. Deu. E rendeu uma sequência, que estreia nesta quinta-feira no circuito.
O segundo filme não foge disso, ao contrário: o tom piegas é acentuado, o que pode ir ao encontro do que espera o público que foi cativado três anos atrás, mas talvez não seja o mais adequado para conquistar novos fãs.
Em O Exótico Hotel Marigold 2, vemos Sonny (Dev Patel) administrando o estabelecimento que foi recuperado na trama anterior, enquanto se prepara para se casar com Sunaina (Tina Desai) e se mobiliza para ampliar os negócios da família, adquirindo outro hotel nas proximidades.
Lembrando: estamos em Jaipur, Índia, para onde um grupo de homens e mulheres britânicos na casa dos 70 anos viajou em busca de paz espiritual. Todos (Judi Dench, Maggie Smith, Bill Nighy) seguem ali, curtindo suas "novas vidas", buscando companhia, aproximando-se uns dos outros. As novidades são as presenças de Guy (Richard Gere) e Lavinia (Tamsin Greig), dupla um tanto estranha àquela realidade, especialmente no caso dela, uma mulher bem mais jovem, se comparada aos outros hóspedes do Marigold.
Seria um deles o inspetor designado por um megainvestidor que estaria cogitando firmar parceria com Sonny? O mistério em torno de suas identidades é bastante explorado pelo roteirista Ol Parker e pelo diretor John Madden (de Shakespeare Apaixonado), que repetem a parceria do primeiro filme. É uma forma de tensionar as relações em torno de Sonny, que assim passa a se dedicar de maneira especial aos forasteiros, deixando noiva e demais hóspedes um tantinho de lado.
Para entrar no clima, você vai ter de pôr os óculos cor-de-rosa com os quais Parker e Madden vislumbram a Índia e a terceira idade. E, mais importante do que isso, não se incomodar com o empilhamento de clichês usados para descrever as trajetórias e as personalidades da turma toda, principalmente os mais veteranos.
Os personagens são simpáticos, e os atores, ótimos. Mas um pouquinho a menos de pieguice faria muito bem ao projeto.
O Exótico Hotel Marigold 2
(The Second Best Exotic Marigold Hotel)
De John Madden.
Comédia dramática, EUA, 124 minutos, 10 anos.
Estreia nesta quinta-feira nos cinemas brasileiros.
Cotação: regular.