Anos atrás, seria de duvidar que a sétima parte de um filme "cinemão" que mistura valentões, carros, velocidade e mulheres bonitas fosse render qualquer nota em jornal. Mas quem rejeita sequências vai ter de engolir o interesse dos apaixonados fãs da franquia Velozes e Furiosos, que ganham hoje a mais recente parte da trama iniciada em 2001. A bem da verdade, o filme chegou a Santa Maria nesta madrugada. Na quarta-feira à tarde, todos os ingressos para as duas sessões de pré-estreia já estavam esgotados _ algo assim não se via desde a reta final da saga Harry Potter.
:: 'Velozes e Furiosos 7' terá pré-estreia em Santa Maria
Além de curtir a adrenalina do filme dirigido por James Wan, os fãs da série têm outro motivo para ir ao cinema. O filme marca a despedida de Paul Walker da trama. O ator, que vivia Brian, morreu em novembro de 2013, durante o período de filmagens do longa. Walker aparece em grande parte das sequências da primeira metade do filme, sendo substituído pelos irmãos, Caleb e Coby, nas cenas finais.
Se o significado de família foi evocado durante todos os filmes da franquia, no novo longa esse sentimento de união parece mais evidente. Velozes & Furiosos 7 não perde oportunidade de homenagear o "irmão" falecido. Há dedicatória nos créditos e flashbacks de filmes anteriores _ tornando difícil para os fãs segurarem a emoção. Michelle Rodriguez, que encarna a corajosa Lety, diz que filmar sem o colega também não foi fácil:
_ Foi muito, muito dolorido. Nós não precisávamos nos ver todos os dias nem sair juntos o tempo todo para amar um ao outro e acompanharmos o seu crescimento. Ele tinha uma filhinha quando nós nos conhecemos para fazer o primeiro filme e foi muito bonito vê-lo crescer como pai. Vê-lo partir assim, tão cedo foi muito doloroso, e faz você pensar sobre a sua própria hora de ir.
O senso de pertencimento também pode ser percebido quando a trama deixa um pouco de lado os conflitos pessoais para mostrar Toretto (Vin Diesel) e companhia se unindo contra o vilão da vez, Deckard Shaw (Jason Statham), um assassino profissional que quer vingar a morte do irmão.
Não espere diálogos incríveis ou enredos à prova de furos. Em compensação, o filme tem muita porradaria e cenas alucinantes (e inverossímeis) de perseguições automobilísticas, fugas e explosões espetaculares. A sequência mais absurda, que foi passada em Abu Dhabi, pode ser conferida em alguns dos trailers do filme.
Para Vin Diesel, apesar dos pesares, de certa forma, Velozes & Furiosos 7 é uma celebração do sucesso da franquia:
_ A primeira coisa que penso é em como sou abençoado por fazer parte de algo que atingiu o sucesso que nenhum de nós poderia imaginar. É difícil dizer o quanto teria sido impossível fazer essas coisas há 15 anos. 'Velozes' mostrou uma nova maneira de fazer filmes em sequência. Estou muito orgulhoso.