Aos 17 anos, Emanuel se olha no espelho e não reconhece em si os olhos azuis e os cabelos negros do pai. As características do homem que não pôde conhecer são descritas pela mãe, que migrou para o Brasil com o garoto, em fuga de uma guerra civil.
Próximo da maioridade, o jovem concebido em meio ao caos de um conflito armado inicia uma jornada em busca da identidade paterna, mas para isso terá de enfrentar um desafio: percorrer as memórias da mãe, que sofre de uma doença que a faz se esquecer do passado.
É em torno da investigação sobre o segredo dessa família abalada pela guerra que Robertson Frizero, 45 anos, constrói seu primeiro romance, Longe das Aldeias. O ecritor é mestre em Teoria da Literatura pela PUCRS e autor do infantil Por que o Elvis Não Latiu?, indicado ao Açorianos de Literatura de 2011. A obra chega às livrarias nesta semana.
Além de Marija, mãe de Emanuel, o jovem contará com alguns relatos da tia Mirna, que atravessou o oceano com eles até o Brasil, na busca de reconstruir seu passado mais remoto. As irmãs demonstram como diferentes personalidades podem reagir de modo distinto à brutalidade dos grandes conflitos. Enquanto Marija não consegue superar a saída de sua aldeia natal, Mirna busca se adaptar aos costumes de sua nova pátria e refazer sua vida.
Em vídeo, confira mais dicas de livros:
- Nesse sentido, a tia consegue atravessar o oceano, mas a mãe não - compara o escritor.
Frizero não deixa claro o país de origem dos protagonistas, tampouco aponta a cidade na qual eles se instalam no Brasil.
- Não enfatizei as descrições geográficas, pois não queria que o livro fosse encarado como uma narrativa sobre um conflito pontual. Os segredos familiares, mentiras caridosas que vão se reproduzindo ao longo do tempo, e as consequências das guerras no dia a dia das pessoas são temas universais - explica o autor.
Longe das Aldeias
De Robertson Frizero
Romance, Terceiro Selo, 96 páginas, R$ 32,90.