Foi-se o tempo em que a audiência das novelas era medida apenas pelo número de televisões ligadas. Hoje em dia, sabemos que as tramas estão ou não fazendo sucesso através da repercussão na internet.
O fenômeno começou com mais força em 2012, quando Avenida Brasil estava no ar. Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Falabella) logo ganharam as redes sociais e até hoje são lembradas em "memes" (as famosas montagens que se espalham pela internet).
Depois de Carminha, foi a vez de Félix (Mateus Solano) ganhar o mundo virtual. Logo no primeiro capítulo, os internautas brincavam com a "passagem da coroa" de Carminha para o vilão de Amor à Vida.
Saudades do Félix!
No remake de Gabriela, o Coronel Jesuíno (José Wilker) se tornou popular com o bordão "deite que vou lhe usar" e...virou meme! A beata Dorotéia (Laura Cardoso) também foi um sucesso na internet com suas tiradas sobre as "quengas".
Até mesmo Salve Jorge, que não teve tanta repercussão junto ao público e à crítica, gerou alguns memes. Lívia Marini (Claudia Raia) e sua seringa assassina, é claro, não poderiam ficar de fora da brincadeira.
Império, logo no início, deixou sua marca na internet, graças à vilã Cora (Drica Moraes).
Mas o Comendador José Alfredo não ficou atrás, tanto que o próprio Alexandre Nero compartilhou bons memes de seu personagem.
Novelas mais antigas acabam sendo resgatadas graças à internet. Uma das personagens de maior sucesso de todos os tempos, Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) tem vários gifs (fotos animadas) espalhadas pela web.
Em Beleza Pura, Carolina Ferraz lançou o bordão "Eu sou ricaaaaa".
Novela boa, nos dias de hoje, tem que bombar na internet. Se depender disso, Babilônia já pode ser considerada um sucesso logo no primeiro capítulo.