Amor, traição e vingança: as alegrias e as desventuras de amor entoadas pelo mestre da dor de cotovelo ganham agora a interpretação de uma das maiores vozes da música brasileira. Terá estreia nacional nesta quarta, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, o espetáculo Ela Disse-me Assim, em que Gal Costa canta o repertório de Lupicínio Rodrigues. Destaque da programação da Semana de Porto Alegre, o show vem na sequência de celebrações pelo centenário de nascimento de Lupi e terá ingressos a R$ 30, à venda nesta segunda e terça.
A experiência de interpretar canções do gaúcho não é nova para a baiana. Gal gravou Volta (em 1973, no disco Índia), Um Favor (em 1977, no disco Caras e Bocas) e Nervos de Aço (em 2003, no disco Todas as Coisas e Eu).
- Não é exatamente uma gravação do repertório dele, e sim uma turnê cantando a obra dele, fazendo uma homenagem a ele - ressalta Gal, sem entregar quantas e quais canções do compositor farão parte do espetáculo.
Um dos projetos vencedores do edital Natura Musical, o espetáculo inicia a turnê em Porto Alegre e depois segue para Rio, Salvador, Recife, Belém, Curitiba e São Paulo, dando origem a um CD ao vivo. Para Gal, que já dedicou seu set list a outros grandes compositores da música brasileira ao longo de sua carreira - como Tom Jobim e Dorival Caymmi -, a obra de Lupi sempre terá espaço no cancioneiro nacional.
- Existe muita gente homenageando, lembrando a obra dele, que é muito importante para o Brasil.
Entrevista
Você já gravou discos com repertório de Caymmi e Tom Jobim. Como está sendo a experiência de interpretar Lupicínio?
Apenas imprimo a minha personalidade como cantora nas canções dele, como em qualquer canção que canto. Procurei revesti-las com arranjos modernos e mais parecidos com o que faço hoje.
Aliás, conte um pouco sobre o repertório. Como ele foi escolhido?
Canto canções famosas e também desconhecidas. Um lado do Lupicínio que pouca gente conhece. Escolhi uns sambas para trazer uma alegria ao show, pois a obra dele é muito triste, canções de amor e traição.
E como você avalia a obra de Lupicínio hoje? Qual o lugar dela dentro do cancioneiro nacional?
A obra de Lupicínio tem um lugar muito especial na MPB. Novas gerações conhecem a obra dele por meio de novos e importantes nomes da música no Brasil, que gravam e cantam suas canções.
Ela Disse-me Assim: Quarta, às 21h. Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre
O show: a cantora Gal Costa interpretará canções do compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues como Vingança e Volta.
Ingressos: R$ 30, com desconto de 50% para idosos e estudantes.
Ponto de venda: Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Erico Verissimo, 307), hoje e amanhã, das 12h às 20h.
Rock In Rio anuncia Rod Stewart e Sam Smith
5 bandas que já deveriam ter acabado e 5 que gostaríamos que voltassem
Ingressos para o Rock in Rio já podem ser cadastrados
Veja também o calendário de shows de março e abril: