Todos os olhares do mundo estarão voltados na noite deste domingo para Los Angeles, nos Estados Unidos. As celebridades do cinema passarão pelo tapete vermelho do Dolby Theatre para a premiação do Oscar. Pela primeira vez, o ator Neil Patrick Harris, o Barney de How I Met Your Mother, comandará a cerimônia.
Nas categorias filme e direção, despontam dois favoritos: Birdman (com nove indicações), do cineasta mexicano Alejandro Iñárritu, e Boyhood (seis indicações), de Richard Linklater, filmado ao longo de 12 anos. Correm por fora O Jogo da Imitação, indicado oito vezes, e A Teoria de Tudo, cinebiografia do cientista britânico Stephen Hawking, que concorre em cinco categorias.
O TVShow traz um guia para você acompanhar a premiação pela TV e faz algumas apostas para os premiados.
ZH
Em zh.com.br, conheça todos os indicados e acompanhe, ao vivo a partir das 21h, a cobertura do Oscar 2015 com comentários dos críticos de cinema de ZH Roger Lerina e Marcelo Perrone.
Em revistadonna.com, acompanhe a cobertura do red carpet.
TNT
- O canal pago abre sua programação às 20h30min com a tradicional chegada das estrelas de Hollywood ao tapete vermelho.
- A transmissão da cerimônia começa às 21h30min. A apresentadora Domingas Person comanda a cobertura, com comentários do crítico de cinema Rubens Ewald Filho.
- O canal aposta também em uma transmissão pelo YouTube como segunda tela. Pela web, o telespectador pode acompanhar a premiação escolhendo os comentaristas.
- No grupo CineFun, os humoristas Antônio Tabet e Evandro Santos comentam as atrações com muita graça. O grupo Fashion focará nos looks dos famosos. A jornalista e escritora Erika Palomino e o estilista Dudu Bertholini acompanharão as celebridades durante toda a transmissão.
- Para acompanhar, basta entrar no site e escolher seu tipo de transmissão preferida. Os trabalhos iniciam às 21h30min.
RBS TV
- A jornalista e apresentadora Maria Beltrão comanda a transmissão na TV aberta acompanhada pelo jornalista Artur Xexéo e pelo ator Lázaro Ramos, logo após a exibição do Big Brother Brasil.
- No Fantástico e na transmissão do evento, o correspondente Hélter Duarte entra em flashes ao vivo, direto de Hollywood, mostrando todos os detalhes da cerimônia e a chegada das celebridades.
E!
- O canal pago inicia a maratona de quase sete horas às 15h30min, com uma contagem regressiva repassando o trabalho dos indicados e apontando os possíveis premiados.
- Em seguida, às 19h30min, transmite o clássico segmento Live From the Red Carpet, com Ryan Seacrest e Giuliana Rancic.
- Imediatamente após a premiação, a partir da 1h30min, as câmeras do E! irão para as festas mais exclusivas, dando início à cobertura After Party do Oscar.
- Em paralelo à transmissão pela TV, o canal ainda fará cobertura pelo site eonlinebrasil.com. Os apresentadores Terrence Jenkins e Carissa Loethen acompanharão de perto os recém-chegados, os vestidos, os estilos, os mais esperados, as previsões e muito mais.
- Na terça-feira, o E! ainda exibe a edição especial do Fashion Police. A partir das 21h, Giuliana Rancic, Brad Goreski e Kelly Osbourne, sob o comando de Kathy Griffin, farão uma análise dos looks.
As barbadas
Eddie Redmayne
- Sob o critério das principais premiações prévias, o britânico de 33 anos deve levar o Oscar de melhor ator por sua fisicamente impressionante intepretação do físico Stephen Hawking em A Teoria de Tudo. Ele já ganhou o Globo de Ouro em drama e o troféu do Sindicato dos Atores, entre outros prêmios. É sua primeira indicação ao Oscar.
Julianne Moore
- Em sua quinta indicação ao Oscar, a terceira na categoria principal, a americana Julianne Moore, 54 anos, é uma aposta ainda mais certa que Redmayne. Vivendo uma mulher precocemente diagnosticada com Alzheimer em Simplesmente Alice, ela não tem nenhuma concorrente a lhe ameaçar - já Redmayne tem como possível rival Michael Keaton, de Birdman.
As faixas da trilha sonora do Oscar 2015
Saiba como são escolhidos os vencedores do Oscar
Quem são os favoritos às estatuetas de melhor ator e melhor atriz no Oscar
As zebras
Bradley Cooper
- É a terceira indicação seguida do americano de 40 anos ao Oscar de melhor ator, por Sniper Americano. Ele ganhou prêmios secundários pelo papel do atirador de elite que virou herói nos EUA por sua atuação na Guerra do Iraque. Sua vitória, além de injusta, seria uma patriotada histórica da Academia de Hollywood.
"Relatos Selvagens"
- O sucesso argentino que conta no elenco com o galã portenho Ricardo Darín não deve repetir o feito de O Segredo de seus Olhos, que bateu o grande favorito alemão A Fita Branca em 2010 e levou para a Argentina o segundo Oscar de filme estrangeiro. A indicação já é uma vitória. Seria, mais que surpreendente, uma conquista épica.
O colunista Roger Lerina e o editor Marcelo Perrone discutem os filmes favoritos na corrida do Oscar:
Leia as críticas dos principais indicados ao Oscar:
Selma
A Teoria de Tudo
O Jogo da Imitação
Birdman
Boyhood
O Grande Hotel Budapeste
Foxcatcher
Whiplash