No episódio de domingo do Planeta Extremo, exibido logo após o BB15, na Globo, Clayton Conservani e Carol Barcellos embarcam em uma das provas de sobrevivência mais difíceis do mundo: uma corrida de 127 km na Floresta Amazônica, a Ultramaratona da Selva, durante quatro dias.
Em um ambiente hostil, com animais selvagens e peçonhentos e condições climáticas desafiadoras, os participantes vivem situações extremas de risco, medo e mistério dentro da selva. No percurso, o que compensa a equipe são as histórias emocionantes de outros competidores, como um japonês que corre fantasiado de vaca e um venezuelano que desafia a sentença de morte dada pelos médicos e completa a prova, ultrapassando todos os seus limites.
Para este episódio, a equipe do programa saiu do Rio de Janeiro em direção a Alter do Chão, no Pará, onde ficou hospedada por três dias antes do desafio. De lá, navegaram por nove horas até a comunidade de Prainha, dentro da Floresta Nacional dos Tapajós. É o começo da adaptação de dois dias no ambiente hostil, para que suportem melhor os próximos quatro dias de prova.
As regras da competição são bastante rígidas: os apresentadores têm de carregar toda a comida que usarão na competição. A cada dia, um trajeto diferente é percorrido para, ao final dos quatro dias, chegar aos 127 km. Às 4hs da manhã, os competidores estão de pé, prontos para a largada, já que ninguém consegue dormir após as 3h30min com o forte barulho dos macacos. Apesar de todas as dificuldades, Clayton e Carol completam o percurso e contam os detalhes da expedição.