Coragem é aquilo movido pelo coração. A mesma coragem foi o sentimento que marcou o filme gaúcho Beira-Mar em sua estreia durante a 65ª edição do Festival de Berlim. Com cinco exibições marcadas para os próximos dias em diferentes pontos da capital alemã, o longa integra a programação da seção Fórum, espaço destinado a promover trabalhos que levem a linguagem e o conteúdo a caminhos não tradicionais.
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Depois de sobreviver com dignidade à sessão de imprensa, o filme dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, sócios da Avante Filmes que estreiam na direção de um longa, encontrou o público na noite da última sexta-feira, quando a sensação térmica era de -7ºC.
A temperatura pouco convidativa não impediu a sala 8 do complexo CineStar, na tradicional Potsdamer Platz, de ser tomada por uma plateia diversificada, composta de jovens a casais idosos. Faltavam 10 minutos para o início da sessão quando o português assumiu o tom predominante das conversas na sala. Além dos atores principais e de parte da equipe, uma quantidade expressiva de brasileiros estava presente.
Veja o trailer de Beira-Mar:
Beira-Mar nasceu como um relicário de recordações. A memória comum dos diretores resultou nos jovens protagonistas Martin (Matheus Almada) e Tomaz (Maurício Barcellos), amigos que rumam para o litoral gaúcho a fim de resolver a pendência de uma herança. A incumbência lhes traz liberdade, provoca dúvidas e aprofunda a cumplicidade. Ao mesmo tempo em que tem de lidar com os fantasmas da família, Martin percebe que precisa vencer os próprios. Apesar de tudo, por sorte, lá está Tomaz.
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Matzembacher e Reolon constroem um filme de atmosfera sensível, composta de planos e ritmo contemplativos, em que os silêncios comunicam intensamente, e as lacunas do passado revelam a urgência do futuro. Mas a melhor descrição para a capacidade de diálogo do longa esteve nas palmas convictas da plateia, que deixou o cinema somente após o debate. Intimista sem ser hermética, a sinceridade de Beira-Mar é um movimento de coragem uníssona, tanto dos realizadores quanto dos personagens, que avançam em direção ao público como quem avança em direção ao mar - com o peito aberto.
*Crítico de cinema, membro das associações de críticos do Rio Grande do Sul (Accirs) e do Brasil (Abraccine), colaborador do site Papo de Cinema.