São 1 milhão de seguidores no Facebook, 450 mil no Instagram e 460 mil no Twitter. Apesar de ter muitos fãs nas redes sociais mais populares, o bom humor do carioca Victor Meyniel, 17 anos, encontrou espaço em uma menos conhecida - pelo menos entre os adultos.
Foi com as mais de 2,5 mil publicações no Vine, aplicativo de compartilhamento de vídeos de até seis segundos, que o adolescente ficou famoso na internet, conquistou seu lugar no teatro, virou voz de desenho animado e caiu no gosto das celebridades que buscam a mesma audiência da galera que o acompanha. Tudo em pouco mais de 365 dias. A plataforma completou dois anos, e alguns "viners", como se identificam os usuários, são tão conhecidos entre os jovens quanto qualquer personagem da novela das nove.
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Victor começou a usar o Vine quando o aplicativo estava quase completando um ano, no final de 2013. Um amigo mostrou como funcionava e sugeriu que criasse uma conta. Era só baixar o app, criar o perfil e pensar em vídeos criativos de até seis segundos, que se repetem na plataforma como se fosse uma imagem em formato .gif. "Vai bombar", diziam. A fórmula seria a seguinte: unir o jeito caricato de ser e a mania de falar o que pensa com temática focada no público adolescente. Bombou. Até agora, são 762 mil seguidores e mais de 270 milhões de "loops", as repetições de cada vídeo. E a contagem continua.
- Um amigo botou pilha, e eu publiquei. Começou na brincadeira e deu certo. Achei que não fosse dar. O primeiro vídeo foi bem escroto, sobre espinha. Como a plataforma é utilizada mais pelo público adolescente, falo sobre temas que agradem essa galera, como relacionamento e coisas da vida - diz.
Tudo vira vídeo
Um pianista tocando na praça de alimentação de um shopping vira uma micro apresentação pública de balé clássico. O encontro com amigos em um bar se transforma em uma série de pequenos vídeos, a cada piada nova que surge na mesa. Victor diz que as oportunidades do cotidiano não podem ser desperdiçadas, e a espontaneidade é a marca registrada compartilhada entre ele e os outros viners de sucesso, como Lucas Rangel e Maju Trindade.
- A galera foi vendo, compartilhando, e a coisa cresceu com naturalidade. O Vine me possibilitou público para conseguir realizar meu sonho - lembra.
O sonho, no caso, era chegar ao teatro. Ator desde pequeno, ele viaja o Brasil com a comédia stand-up Meu Queridoooo, em que interpreta personagens baseados nas suas postagens diárias na internet, como as cenas do seu relacionamento com a mãe. A peça tem rendido o suficiente para fazê-lo pensar em ser artista e viver exclusivamente disso, já que os vídeos no Vine não rendem muito além de algumas publicações pagas por anunciantes.
Outra saída foi unir forças com outros viners e criar um canal no YouTube, o "Quem Nunca", que em quatro semanas já tem mais de 100 mil assinantes inscritos. Com uma plataforma que disponibiliza mais tempo, Victor e a turma de web-celebridades fizeram das ideias de seis segundos argumentos para roteiros de vídeos mais longos.
O sucesso na internet, território disputado pelos famosos da televisão e da música, fez com que celebs como a cantora Anitta entrassem em contato. Victor fez um comentário sobre Anitta no Twitter, ela respondeu, e semanas depois a cantora estava no Vine de Victor, e Victor no Vine de Anitta. Rolou até participação no novo canal.
- Ela tava no programa Amor e Sexo, e eu, como faço com todos os programas de TV, estava comentando no Twitter. Fiz um comentário, e ela respondeu, pediu meu telefone por mensagem direta e começamos a conversar no WhatsApp. Me chamou pra ir em um show e perguntei se ela não queria fazer uma participação no meu canal. Topou na hora e, em um dia, o vídeo já tinha mais de 200 mil visualizações - conta.
Além das postagens no Facebook, fotos no Instagram e tuitadas, Victor segue com seus vídeos no Vine, com o mesmo espírito de brincadeira de um ano atrás. Se nada der certo, tem um "plano b": quer estudar Psicologia, "porque nada é pra sempre". Por enquanto, continua com uma peça em cartaz, é o dublador de um dos personagens do filme Bob Esponja - Um Herói Fora d'Água e tem proposta de um canal de televisão para um programa de improviso.
- Quem diria, durou mais que seis segundos.
Saiba mais sobre o Vine
O serviço de compartilhamento de vídeos foi fundado em junho de 2012 e, quatro meses depois, foi comprado pelo Twitter, por US$ 30 milhões. Em 24 de janeiro de 2013, o Vine foi lançado oficialmente para ter a mesma proposta do microblog, mas em vídeo: o espaço curto inspiraria criatividade.
Em vez de 140 caracteres, seriam seis segundos. Desde que começaram a contar, em abril de 2014, até o aniversário de dois anos da plataforma, três semanas atrás, a empresa contabilizou mais de 347 bilhões de loops, segundo o anunciado pelo diretor de cultura Jason Mante.
Através do seu perfil no Twitter, o diretor de produto da empresa, Jason Toff, divulgou que o número segue crescendo. Hoje, segundo Toff, são mais de 1,5 bilhões de loops por dia. O que resultaria em mais de meio trilhão em um ano.