Uma das artistas mais celebradas da música nacional, Cássia Eller raramente compunha músicas. Fez sucesso cantando letras de outros, como Nando Reis, Renato Russo e Frejat. Mas, com uma voz marcante e presença de palco inquestionável, transformava as obras.
Documentário Cássia Eller conta a história da cantora, que morreu aos 39 anos
Para celebrar a carreira de Cássia Eller e o lançamento do documentário Cássia Eller, pedimos para músicos e jornalistas escolherem sua música preferida da carreira da cantora e fizemos esta playlist comentada. Curta:
1. Brasil
Nei Lisboa, músico: "Acho ela uma grande intérprete de composições do Cazuza, como em Brasil e Todo Amor que Houver Nessa Vida."
2. Por Enquanto
Potter, comunicador da Rádio Atlântida e colunista de ZH: "Tem algumas músicas do Renato Russo que parece que foram feitas para mulheres com vozes poderosas cantarem."
3. De Esquina
Fredi Chernobyl, DJ e guitarrista da Comunidade Nin-Jitsu: "Pela mistura de brasilidade com hip-hop, colocando o rap em outra cena."
4. O Segundo Sol
Juarez Fonseca, jornalista e crítico musical: "A carreira dela ficou marcada por essa música. Quando ela lançou, eu tinha o disco e ouvi demais. E fica sempre a pergunta: Cássia Eller é rock ou MPB? Não tem uma classificação, ela é os dois, e essa música mostra isso."
5. Partido Alto
Arthur Gubert, comunicador da Rádio Atlântida: "A composição é do Chico Buarque, mas a interpretação da Cássia a tornou dona da música. Ela canta com uma malandragem de arrepiar o próprio Chico."
6. Malandragem
Thedy Corrêa, vocalista do Nenhum de Nós: "A gente toca O Segundo Sol nos nossos shows há muito tempo, francamente inspirados na interpretação dela. Eu cruzei com a Cássia em festivais, e ela era uma baita artista. Tinha aquele timbre de intérprete que transformava a música. (É avisado que O Segundo Sol já havia sido a escolha de Juarez Fonseca) Ah, azar o dele! A gente toca no show, ele não. Mas eu gosto muito também de Malandragem."
7. Relicário
Pedro Metz, vocalista da banda Pública: "A parte final da sua breve e intensa carreira é marcada por uma parceria muito forte com Nando Reis. Em Relicário, ela deixa de lado aquela forçadita de voz meio grunge e dá espaço para uma voz mais aveludada, carregada de sentimento, num dos momentos mais bonitos da essencial parceria com Nando."