Lançada em 2006, a série de animação francesa Minúsculos (exibida no Brasil pela Band) conquistou prêmios e admiradores em todo o mundo com sua inventiva representação da natureza pelo ponto de vista dos insetos que vivem em uma floresta. Combinando cenários reais e bichinhos digitais, a produção criada e dirigida por Hélène Giraud e Thomas Szabo ganhou uma aventura de maior fôlego, que estreia nos cinemas nesta quinta-feira.
Com cópias nos formatos 3D e convencional, Minúsculos - O Filme prescinde de diálogo e de narração para apresentar a jornada épica de uma joaninha que vira protagonista da guerra travada entre colônias rivais de formigas por torrões de açúcar que restaram de um piquenique. Acolhida pelas amistosas formigas pretas após se perder da família, a joaninha acompanha as novas amigas na hercúlea missão de carregar as guloseimas floresta adentro. E a cascudinha acaba assumindo papel estratégico na proteção do formigueiro quando seu novo lar é cercado e atacado pelas ferozes rivais vermelhas.
Minúsculos oferece um modelo de narrativa que, diferentemente do que se vê nas animações predominantes no circuito, estimula a empatia de crianças e adultos com a beleza de suas imagens e com situações dramáticas que sublinham naquele microuniverso questões universais como amizade, solidariedade, tolerância e convivência pacífica entre tipos diferentes unidos por um ideal comum.
O longa é dedicado ao pai de Hélène, o celebrado artista gráfico francês Jean Giraud, conhecido como Moebius, que morreu em 2012.