Chico César lembra bem de quando conheceu Vitor Ramil.
- A identificação foi imediata - conta.
O músico de Catolé do Rocha, interior da Paraíba, e o compositor de Pelotas viraram amigos de trocar confidências e firmar parcerias - como na música Ilusão da Casa, do disco Tambong (2000), de Ramil. Por isso, o autor de Mama África aceitou com alegria o convite da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para um show dedicado inteiramente ao repertório do cantautor. O espetáculo desta quinta-feira, no Salão de Atos, dá continuidade às homenagens a compositores gaúchos que o Unimúsica tem promovido para celebrar os 80 anos da UFRGS.
Ná Ozzeti canta Nei Lisboa em show do Unimúsica
Mais do que dois extremos do país, o tributo promete um choque de temperaturas entre a "estética do frio" associada a Ramil e o que Chico César chama de sua "ética do fogo". O músico nordestino afirma que a aproximação dos dois se deu tanto pelo que têm em comum como pelas diferenças:
- Vitor Ramil é muito sutil, suave, denso e profundo ao mesmo tempo. Sou muito explosivo musicalmente, meio fio desencapado.
A batida tranquila do repertório, que tem músicas como Estrela, Estrela, Foi no Mês que Vem e Grama Verde, será reinventada por Chico e sua banda, formada por professores de música popular com uma queda pelo jazz e o erudito. São eles: Xisto Medeiros (contrabaixo), Helinho Medeiros (teclado e acordeão) e Gledson Meira (bateria).
- É uma releitura que chama a música do Vitor para perto da música negra e de um certo pop nordestino - avisa Chico.
Ramil faz questão de ressaltar os traços que unem os dois compositores, que também são escritores, como a curiosidade que os leva a "fazer de tudo um pouco" e seguir um caminho autoral. Atualmente em solo europeu, o homenageado não participa da noite, mas arrisca um palpite.
- Minha expectativa é de que a ação dele sobre meu repertório seja transformadora. Estou sempre buscando uma maneira de aproximar milongas e canções. Acho que ele poderá fazer isso com uma mão nas costas - afirma o pelotense, por e-mail.
A série Compositores - A Cidade e a Música, do Unimúsica, ainda terá os shows Lupicínio Rodrigues por Adriana Calcanhotto (dia 4) e Barbosa Lessa por Yamandu Costa e Camerata Pampeana (dia 17).
Concerto em Homenagem a Vitor Ramil por Chico César
Quinta-feira, às 20h. Gratuito. Retirada de senhas, mediante um quilo de alimento não perecível, das 9h às 18h, no local.
Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110).
Provável repertório do show:
-Causo Farrapo
-Noite de São João
-Astronauta Lírico
-Ramilonga
-Foi no Mês que Vem
-Deixando o Pago
-Estrela, Estrela
-Espaço
-Não É Céu
-Grama Verde
-Joquim