O espetáculo "A Borralheira, uma opereta brasileira" será apresentado neste sábado (4) e domingo (5) em Porto Alegre. É uma adaptação para crianças da famosa ópera cômica italiana "A Cinderela".
Sucesso de público e de críticas, recebeu sete indicações ao Prêmio Zilka Sallaberry 2012, recebendo os prêmios de Melhor Produção e Melhor Música. Dirigido por Fabianna de Mello e Souza, o espetáculo transpõe a obra original para o contexto da cultura popular brasileira. De Salerno, na Itália, a história é adaptada para uma cidade fictícia do Sertão de Minas Gerais, enquanto a melodia de Rossini promete guiar às mais densas emoções.
A direção musical – mantendo-se fiel aos temas melódicos de Rossini – sugere o encontro entre música clássica e popular, associando arranjos da ópera com os ritmos da música popular brasileira e mineira. O elenco é composto por sete atores-cantores, que interpretam as personagens principais, e sete atores-cantores-músicos, que interpretam o belíssimo Coro (grande responsável pela força da música e por acentuar os pontos mais emocionantes da dramaturgia). Os números musicais são tocados e cantados ao vivo ao som de diversos instrumentos: violão, violoncelo, viola, acordeão, xilofones, clarinete, flauta doce e transversa, tambores do divino, alfaia, xequerês e outros instrumentos de percussão.
O cenário e os figurinos inspirados na Europa do final do século XVIII e começo do XIX, mas trazidos para o Brasil no estilo do barroco mineiro e do rococó, trazem mesma qualidade das grandes e luxuosas produções operísticas. Os cenários, traçados como se fossem grandes croquis, são retratados através de desenhos, pinturas e esculturas inspirados nas obras de Mestre Ataíde e de Aleijadinho. Os figurinos, em unidade com o cenário, são trabalhados artesanalmente com bordados e pinturas feitas à mão.
SERVIÇO
A Borralheira, uma opereta brasileira
Dias 04 e 05 de outubro, às 20h
Local: Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, s/n
Informações: 3227 5100 / 3227 5300
Valor: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Assista ao vídeo: