Rodando por festivais ou com data para estrear nos cinemas, uma nova leva de documentários musicais está chegando ao público.
Entre bandas de rock, provocadores da música brasileira e ícones populares, a produção é ampla e variada. Mas poderia ser maior.
O retorno do DeFalla e dos Los Hermanos motivou seus respectivos filmes. Voltando com sua formação original em 2011 e com disco novo previsto para este ano, a banda de Edu K tem sua origem contada em Sobre Amanhã, de Diego de Godoy e Rodrigo Pesavento. Além do registro do show de reunião, o longa traz entrevistas com os integrantes do grupo gaúcho, músicos e produtores.
- O filme mostra uma banda muito à frente do seu tempo, que se reinventava a cada apresentação - comenta Godoy. - Por isso, o documentário também ficou meio assim, anárquico.
Expediente semelhante foi usado pela atriz Maria Ribeiro, que filmou os bastidores da turnê comemorativa de 2012 dos Los Hermanos em Esse É Só o Começo do Fim da Nossa Vida. O filme sobre o grupo carioca foi o mais visto no festival É Tudo Verdade, encerrado no dia 13 de abril, em São Paulo.
- Havia uma dívida do documentário nacional com nossa música que começou a ser resgatada. E os resultados positivos dos filmes nas bilheterias têm estimulado novas produções. - analisa Amir Labaki, curador do É Tudo Verdade.
Mas se não faltam empenho e criatividade, sobram problemas. Principalmente quando o assunto são imagens antigas, essenciais para projetos biográficos. O próprio filme do DeFalla, segundo Godoy, sofre desse mal: detentores das imagens de arquivo exigem pequenas fortunas para liberá-las.
- Documentário musical no Brasil é inviável. Ou o sujeito tem muito dinheiro para negociar a liberação ou não está nem aí e usa assim mesmo - aponta o diretor.
A reclamação encontra eco no In-Edit Brasil, festival voltado para documentários musicais. Com realização em maio, em São Paulo, o evento apresentará 23 produções, escolhidas entre 78 títulos - número menor do que o da edição passada, que registrou cem inscrições. Entre os longas em exibição, estão biografias de Nelson Triunfo, Ney Matogrosso e Cauby Peixoto.
- A qualidade aumentou, mas as dificuldades também - pondera Marcelo Andrade, diretor do In-Edit. - Às vezes, o filme consegue liberar material com o próprio personagem, mas daí a família vem e barra. Em outros casos, a produtora para tudo para se dedicar a um projeto que dê dinheiro. Quem faz faz por amor.
Próximos lançamentos
SOBRE AMANHÃ
> Em finalização, o documentário de Diego de Godoy e Rodrigo Pesavento narra a origem do DeFalla, com entrevistas e imagens do show de retorno da banda, em 2011.
OLHO NU
> Ney Matogrosso relembra sua trajetória neste documentário de Joel Pizzini. À vontade diante da câmera, o cantor de 72 anos revê em detalhes sua vida pessoal e profissional. Estreia no dia 15 de maio.
LOS HERMANOS - ESSE É SÓ O COMEÇO DO FIM DA NOSSA VIDA
> Dirigido pela atriz e fã Maria Ribeiro, este filme mostra os bastidores da turnê comemorativa de 2012, quando os Los Hermanos se reuniram para uma série de shows depois de ficarem separados por cinco anos. A estreia está prevista para o segundo semestre deste ano.
CAUBY - COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ
> A vida e a obra de Cauby Peixoto são retratadas neste filme de Nelson Hoineff. Nomes como Agnaldo Rayol, Ângela Maria e Maria Bethânia falam sobre o cantor. Sem data de estreia definida.
DOMINGUINHOS
> O instrumentista tem sua vida e obra abordadas neste documentário dirigido a seis mãos por Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar. A estreia no circuito está prevista para maio.
TRIUNFO
> Caue Angeli e Hernani Ramos refazem os passos de Nelson Triunfo, pernambucano radicado em São Paulo que foi um dos precursores do movimento black no Brasil. O filme está pronto, rodando o circuito de festivais. Ainda não tem data de estreia confirmada.