A Rádio Gaúcha, tanto no AM e FM, quanto em sua plataforma digital apresenta neste mês de abril uma série jornalística sobre a cultura de palco de Porto Alegre. Vamos contar histórias da fundação do Theatro São Pedro, a sua consolidação, quase ruína e ressurgimento que vai levar a um salto ousado.
Dona Eva, artistas e amigos do São Pedro contam o que sentem e pensam sobre a arte de palco na Capital e, claro, as obras do Multipalco do Theatro São Pedro, um projeto audacioso com a cara da cidade do mais belo pôr do sol.
No segundo episódio da série vamos entender a ousadia de fazer um centro de eventos focado no atendimento simultâneo de inúmeras companhias e grupos de espetáculos de palco, assim como a formação de profissionais de cultura.
A ousadia e a necessidade
O status de referência internacional em cultura do Theatro São Pedro tem em muito a mão da dona Eva Sopher. Em 1985, um ano depois da reinauguração da principal casa de espetáculo da capital, dona Eva já demonstrava que o sonho era bem mais ousado.
Quem lembra essa história é o coordenador do Multipalco, José Roberto Moraes, em entrevista a Marcio Paz, que você confere assistindo ao vídeo abaixo.
Para entender melhor a demanda deste sonho ousado é preciso lembrar que quando da construção do Theatro São Pedro, em 1833, Porto Alegre possuía cerca de 20 mil habitantes. Hoje, são mais de 1,3 milhão de habitantes na capital que usufruem do Theatro São Pedro, o prédio símbolo da cultura rio-grandense como queriam seus fundadores. Ao longo do tempo a demanda por cultura mudou e é de olho nos novos tempos que o Multipalco entra nessa história.
O projeto arquitetônico do Multipalco mantém intacta a estrutura original do Theatro São Pedro, interligando novos espaços. O projeto foi elaborado e escolhido através de concurso público, realizado em 1997. Já em 1999 este projeto recebeu a Medalha de Ouro, na categoria Teatros para o Terceiro Milênio, realizado na cidade de Praga, República Tcheca.
O complexo cultural Multipalco está sendo construído na região central de Porto Alegre, facilitando o acesso das pessoas, estando ligado a vários pontos marcantes da Cidade, como o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana, a Praça da Matriz, o Arquivo Público, a Biblioteca Pública e o próprio Theatro São Pedro, todos tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Associe - se em teatrosaopedro.com.br e aatsp@teatrosaopedro.com.br
Ligue para: 3227 5442 ou 3226 7595
Assista o vídeo com entrevistas e fotos do Multiplaco