Em processo de conversão para o sistema de projeção 3D, o desenho animado Até que a Sbórnia nos Separe ainda não tem previsão de lançamento nos cinemas. Com a morte do Nico Nicolaiewsky, nesta sexta-feira, deve ser definido um novo planejamento para exibição comercial do filme dirigido por Otto Guerra e Ennio Torresan Jr.
O longa-metragem é inspirado no espetáculo musical Tangos & Tragédias, apresentado por Nico e Hique Gomez há 30 anos. A versão convencional da animação já foi apresentada em festivais e mostras. Segundo Marta Machado, produtora do longa, a primeira sessão pública de Até que a Sbórnia nos Separe na versão 3D deve ser em março, no Festival de Cinema de Animação da Holanda.
- É inacreditável o que ocorreu - diz Otto. - Foi tudo muito rápido. Estávamos planejando a divulgação do filme. Conhecia o Nico há mais de 30 anos, é dele a trilha do meu curta O Natal do Burrinho (1984). O Nico trabalhou com muita dedicação na dublagem e na trilha do Sbórnia . A voz do Pletskaya se destaca porque, na história, o Kraunus não fala. Além do talento musical, ele tinha um timing impressionante, fez muitos improvisos no estúdio - lembra Otto.
Na história do filme, que tem roteiro de Rodrigo John e Tomas Creus, o muro que separa a Sbórnia, terra natal dos personagens Kraunus (Hique) e Pletskaya (Nico), do resto do mundo cai, e a dupla depara com o choque cultural trazido pelos ventos da modernidade e pelas pessoas do continente.