Ator, músico, compositor e humorista, Nico Nicolaiewsky influenciou dezenas de colegas com espetáculos como Saracura e Tangos e Tragédias. Artistas que conheceram e trabalharam com Nico lamentaram a sua morte, na manhã desta sexta-feira. Veja os depoimentos:
Zé Adão Barbosa, ator e diretor
"Nico Nicolaiewsky era um artista fantástico, um dos maiores artistas do Rio Grande de Sul e um grande amigo. Tinha uma sensibilidade e uma delicadeza que vão fazer muita falta. Estou sem palavras."
Cláudio Levitan, músico
"O Nico é um artista de uma dimensão que nós ainda vamos levar um tempo para compreender o tanto que ele deixou. Porto Alegre é fisicamente uma cidade triste hoje, porque o Theatro São Pedro fechou as portas depois de 27 anos em que janeiro ficava cheio de alegria. Nico nos deu muita coisa, deixou essa cidade muita mais alegre e feliz durante todo esse tempo. Porto Alegre ficou um porto triste hoje sem a sbórnia e a alegria do Nico. Todos os porto-alegrenses estão hoje com o coração partido nas ruas e em qualquer canto."
Veja outras homenagens nas redes sociais
Em vídeo, sua última entrevista, antes da temporada 2014 de Tangos e Tragédias
GALERIA: veja imagens da carreira do artista gaúcho
Assista ao ensaio de Nico Nicolaiewsky para temporada 2014 de Tangos e Tragédias
Marcelo Delacroix, músico
"Uma das coisas que mais me impulsionou na minha carreira de músico foi ter assistido ao Musical Saracura, em 1979. O Tangos & Tragédias é um exemplo de trabalho bem-sucedido musicalmente e artisticamente. Depois do falecimento do Giba Giba, é outra grande perda."
Dilmar Messias, diretor e ator
"Estamos muito abalados com essa perda. Além de um talentosos músico, o Nico era um grande artista, um amigo querido. Tivemos a oportunidade de conviver não só no início dos Tangos & Tragédias, mas na continuidade de sua carreira. Nico compôs algumas músicas para o Circo Girassol. Realizava seu trabalho com extrema dedicação e grande envolvimento. Mas, quando nos apresentava o resultado, era de uma simplicidade muito grande. Ele nos mostrava para que pudéssemos opinar, e sempre ficávamos maravilhados com tudo o que fazia. Nico deixa para nós esse grande espírito e esse talento musical que ficarão para sempre."
Zé Victor Castiel, ator
"Ele era meu amigo de uma vida inteira. Acompanhei o início do Nico no colégio Israelita. Assisti ao primeiro espetáculo de Tangos & Tragédias no bar do IAB. É um dia difícil para mim e para a minha família, éramos todos muito próximos. Um dos dias mais tristes da minha vida. Eu vinha acompanhando a doença dele, mas não esperava que tivesse um desfecho tão repentino. Nico terá um velório à moda antiga, no qual as pessoas eram veladas na sua própria casa."
Vitor Ramil, músico
"Foi uma notícia muita dura, porque nós sempre fomos parceiros e amigos. A gente produziu juntos o Pé de Pilão, eu, ele e o Cláudio Levitan, e eu colaborei com ele no Tangos & Tragédias com participações especiais. Estivemos juntos muitas vezes. Quando eu comecei a tocar em Porto Alegre, ele tinha o Musical Saracura. Passamos a vida nos cruzando. Ele tinha um talento incrível, sempre com grandes achados, como seu novo trabalho, o Música de Camelô. Somos contemporâneos, fazendo coisas juntos ou simultaneamente. Ele era um artista muito versátil."