Gran Turismo e Forza Motorsport são duas séries de jogos que representam bem PlayStation e Xbox. A cada nova versão, duelam para ver quem apresenta a experiência mais realista. Apesar disso, neste momento estão em gerações de consoles diferentes, o que impede uma comparação simples entre os dois jogos.
Forza 5
Um dos títulos de lançamento do Xbox One, Forza Motorsport 5 veste mais uma vez a roupa do programa Top Gear para celebrar o automóvel. A nova plataforma rende gráficos impressionantes, usados para valorizar pinturas e modelos. Assim, apresenta um ritmo de programa de TV, valorizando cada mudança de estágio.
A presença dos britânicos é orgânica e leva para o console o humor da TV com as vozes dos apresentadores. A pista que brinca com Londres é o melhor exemplo disso, desviando de réplicas em papel dos monumentos e de obras de reparos da cidade. O jogo não tenta ensinar direção para o jogador, deixando o aprendizado mais livre. Isso é observado no uso de replays de trechos das provas, como se fosse possível ter uma função "desfazer" após ser ultrapassado.
Os dados do jogador são analisados durante as corridas para a criação do Drivatar, um perfil de cada pessoa disponibilizado online para competir com outros amigos. Esta simulação off-line do que é visto nos momentos de jogo multiplayer deixa a corrida menos previsível, inclusive imitando estilos de conduta mais arriscados.
A customização dos carros é outro diferencial. Além de cores, adesivos e texturas, é possível baixar pinturas feitas por outras pessoas, o que rende modelos muito interessantes. O jogo é um dos primeiros exclusivos do Xbox One e tem preço sugerido de R$ 199,90.
Gran Turismo 6
O "verdadeiro simulador de direção" marca a história dos consoles da Sony por oferecer uma excelência gráfica e uma ideia de progressão por meio de licenças, imitando o processo dos pilotos profissionais. Desta vez a Polyphony Digital optou por lançar um jogo que será atualizado com o passar do tempo - mantendo o PS3 ativo - sem uma versão Prologue antes.
GT 6 tenta ser uma aula de direção mesmo, disciplinando o jogador para aprender a tangência das curvas, por exemplo, valorizando a condução. A curva de aprendizado está um pouco mais suave e obriga o jogador que cometeu um erro grave a recomeçar toda a prova. A boa variedade de carros, inclusive alguns já liberados no início, permite um pouco mais de emoção mesmo com as restrições para a carreira. Apesar disso, o sistema de preços sem balanço não apenas dificulta a compra de alguns modelos, acentuando o uso de dinheiro de verdade, e não apresenta grandes provas com prêmios tão altos. Ou seja, carros velozes virão com muitas vitórias mesmo.
Os cenários são visualmente bonitos e recriam muito bem circuitos, ambientes urbanos e até a Lua. A reconstrução de Londres é impressionante, e o jogo consegue ter melhores sombras na corrida do que nos replays. Nas pistas de terra, o esmero ao criar o rastro de pó deixado pelos carros dificulta demais a direção.
A beleza dos veículos é ressaltada pelo modo fotografia. Além dos belos cenários, a riqueza de detalhes permite treinar como tirar boas fotos. Isso talvez não tenha um apelo tão grande quanto os replays, mas a possibilidade de retirar as imagens do jogo com boa definição é interessante.
Detalhe que interessa ao público brasileiro: por enquanto, é possível comprar o macacão e o capacete de Ayrton Senna, mas novos conteúdos devem surgir mais adiante. Exclusivo do PS3, tem preço sugerido de R$ 149.