No ano do Centenário de Lupicínio Rodrigues, o momento é de preparação para o espetáculo que contará sua vida e obra. Lupi, o Musical - Uma Vida em Estado de Paixão, com estreia prevista para junho, escolhe, nesta segunda-feira, o seu elenco. Dirigido por Zé Adão Barbosa, o espetáculo mostrará bastidores, amores e dores do porto-alegrense, um dos maiores nomes da música brasileira. O roteiro é de Artur José Pinto.
Pela manhã, cerca de 15 atores-cantores se apresentaram na Sala Álvaro Moreira para o júri formado por Zé Adão, Juliano Barreto, que dará vida a Lupicínio, Nadia Mendes, que fará Dona Cerenita, mulher do músico, e pelo violonista e compositor Mathias Pinto, que interpretará Alcides Gonçalves (1908-1987), parceiro de Lupi em clássicos do samba-canção como Cadeira Vazia, Castigo, Quem Há de Dizer e Maria Rosa. Segundo o diretor do musical, mais de 200 candidatos se inscreveram:
- Desses, selecionamos 45 para fazerem o teste. Ao todo, 10 farão parte da produção.
Mathias (com o violão), Nadia, Zé Adão e Juliano
Para Glau Barros, uma das concorrentes e fã incondicional da obra de Lupi, participar seria um presente. Experiente - mas nem por isso menos nervosa - a atriz que entrará em cartaz com o musical Night Club no Porto Verão Alegre no dia 4 de fevereiro, ressalta o formato música + atuação:
A música escolhida para os concorrentes apresentarem foi Se Acaso Você Chegasse. A lista dos atores/cantores selecionados será divulgada ao longo da semana e os ensaios para o musical começam em 6 de março.
- Nosso Estado tem um celeiro enorme de talentos nesta área. É maravilhoso ver o quanto o pessoal daqui está se antenando para este gênero de espetáculo. Seria demais de pudéssemos mostrar para o Brasil este musical, esse projeto grandioso, todo com atores gaúchos.
Outro concorrente, Tiago Braatz, se diz fã, além de Lupicínio, de seu intérprete, Juliano - premiado como Melhor Intérprete de MPB no Açorianos 2010.
- A responsabilidade é grande. Deve ser um espetáculo muito bonito, intenso. Para mim seria uma experiência sensacional participar deste grupo.
Tiago interpretou Jesus no recente musical Godspell, também dirigido por Zé Adão Barbosa.
Tiago Braatz