Quando parece que ninguém mais aguenta falar sobre a polêmica das biografias, um fato novo reacende o debate, como foi o caso do artigo de Caetano Veloso no Globo de ontem criticando a aparente mudança de postura de Roberto Carlos. Ambos integram o Procure Saber, que tem se posicionado a favor da manutenção dos artigos do Código Civil que exigem autorização do biografado para publicar biografias.
Na Praça, um dos efeitos insuspeitados da polêmica parece ter sido uma procura maior do público justamente por... biografias. Embora o ramo do gênero dedicado a artistas pop sempre tenha atraído o interesse do público, a procura parece agora ser mais ampla.
- Sempre vendo bem biografias de músicos de rock. Há anos que a do Michael Jackson é muito procurada. Figuras da realeza também costumam despertar interesse. Mas este ano tem muita gente vindo atrás do Getúlio ou de qualquer biografia, independente de gênero - diz o livreiro Vitor Zandomeneghi, da livraria Terceiro Mundo.
Na Praça, é fácil encontrar um bom punhado de biografias não autorizadas publicadas no estrangeiro, principalmente obras originais dos EUA, onde a biografia não oficial é praticamente um gênero editorial próprio. Há desde a biografia do Led Zeppelin, Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terra, que praticamente encerrou a amizade entre Mick Wall e o guitarrista Jimmy Page, até mais de uma dedicada a Justin Bieber (oh, tempora...) e a algo chamado The Wanted, que julgo ser um grupo musical, mas não tenho certeza.
Justamente pela natureza candente da discussão no Brasil, é mais difícil encontrar biografias não autorizadas nacionais. Há, é claro, a de José Dirceu escrita por Otávio Cabral, e não muito mais. Gilberto Gil, uma das vozes do grupo Procure Saber, pode ser encontrado em Gilberto Bem Perto - biografia autorizada pelo músico e escrita em colaboração com Regina Zappa. Há a biografia de Tim Maia escrita por Nelson Motta e autorizada pela família do "síndico". É impossível, em um rápido passeio pela Praça, não lembrar de uma declaração de Paulo César Araújo, autor da recolhida Roberto Carlos em Detalhes: do jeito que o Procure Saber apresenta a coisa, parece que há uma indústria inteira de biografias não autorizadas a acossá-lo de todos os lados. Pelo que se vê nas bancas da Feira, a impressão não se confirma.