Se jogar videogame é um ato baseado na diversão, alguns jogos conseguem sucesso ao explorar isso de forma simples. Com seus gráficos de desenho animado, Rayman Legends conquista a atenção do público dessa forma.
A série de jogos começou em 1995, mas cedeu espaço para os coelhos Rabbids no Wii. Em 2011, Origins resgatou elementos básicos do passado com uma boa aventura. Quase dois anos depois, o novo título consegue dar sequência a esse movimento sem deixar de ser acessível para quem joga pela primeira vez.
Originalmente criado para o WiiU, o jogo atrasou alguns meses para ser adaptado para outros consoles. Apesar de alguns protestos no começo do ano, o lançamento de demos online acalmou o público, indicando a qualidade visual observada na versão final.
Depois de Origins, Rayman dormiu por cem anos. Nesse período, os pesadelos aumentaram e tornaramse ameaças reais,capturando princesas. Ao lado de Globox e Murphy,que atua ajudando a ultrapassar obstáculos, é preciso salvar o mundo.
Os elementos básicos dos jogos de plataforma estão presentes, com ideias de níveis interessantes. Algumas fases irão explorar elementos dos jogos de tiro, enquanto outras casam bem as ações com músicas. A ênfase na exploração das áreas e na coleta de itens leva o público a jogar mais de uma vez cada etapa, fazendo com que a ausência de um número de vidas não seja percebida nem faça falta.
A facilidade para a entrada de outros jogadores segue presente, basta apenas apertar start em outro controle. Os comandos são simples, mas desta vez o controle simultâneo de Murphy é essencial, indo do movimento de plataformas até a ajuda para
fazer cócegas em inimigos. Além da trama principal, existem opções rápidas para jogar com os amigos, como um jogo de futebol baseado na ação de chute básica - que também serve para treinar movimentos.
Além disso, pode ser jogado por toda a família sem ser raso. A tradução total do jogo para o português facilita isso, ainda que algumas piadas tenham mais sentido no original. Mesmo sendo lançado na semana do GTA V, acabou esgotado em algumas lojas.
Rayman Legends foi lançado para PC, PS3, PSV, Wii U e Xbox 360. No computador, é vendido online por R$ 79,90, enquanto nos consoles é vendido por R$ 159,90. Para esta análise, ZH utilizou a versão de Xbox 360, cedida pela Ubisoft.
A volta de Rayman
André Pase: "Rayman Legends" é diversão em várias plataformas
Colunista de games de ZH escreve sobre título que resgata elementos básicos do passado da franquia sem deixar de ser acessível para quem chegou agora
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: