Com estreia prevista para novembro, Longo caminho para a liberdade, filme baseado na autobiografia de Nelson Mandela, ganhou nesta sexta-feira seu primeiro teaser. O vídeo foi postado no canal do YouTube da produtora Pathé.
A cinebiografia vai mostrar as memórias do grande líder sul-africano, da infância à liderança política, passando pelas lutas, pela prisão e pela libertação que o conduziram à presidência do país, feito inédito para um negro na África do Sul pós-apartheid.
Mandela começou a escrever sua biografia em 1974 enquanto estava preso em Robben Island. O término só ocorreu após sua libertação, em 1990. Ele ficou 27 anos preso. Sua história de combate chega a se confundir com a do país.
É o ator britânico Idris Elba (Prometheus) que terá a delicada missão de dar vida nas telonas a uma das personalidades mais respeitadas do mundo. O filme contou com a participação de um grande elenco sul-africano e foi filmado em diversos locais do Cabo oriental, província natal de Mandela. Além disso, o longa teve locações em Joanesburgo e Capetown.
Nelson Mandela está internado há um mês em Pretória, em estado grave, mas estável.