Diferentes diálogos marcam as duas novas exposições do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
Em Deixa Estar, os trabalhos de Sandro Ka se relacionam com obras pertencentes ao acervo da instituição. Já Espaço Iluminado de uma Intensa Irrealidade apresenta pinturas de Adriana Conti Melo que têm títulos inspirados em versos do poeta Mario Quintana.
A noção de diálogo também se verifica em outras possíveis relações nas mostras em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana. Na Galeria Sotero Cosme, Sandro Ka, 31 anos, apresenta cerca de 50 trabalhos da pesquisa que realiza há 10 anos. São obras criadas com objetos, brinquedos, bibelôs e estatuetas religiosas. Essas imagens correntes no cotidiano, no imaginário infantil e na cultura popular são justapostas em pequenos cenários ou situações. Criando novos sentidos, Sandro confronta inocência e ironia, como na estatueta de Nossa Senhora com fones de ouvido. As aproximações de suas obras com itens do acervo do MACRS, proposta da curadora Bianca Knaak, sugerem recorrências de tema, como os bonecos da fotografia de Elaine Tedesco, ou de questões de sexo e gênero, como na pintura de Milton Kurtz. Outras sugestões podem ser verificadas na oportunidade de ver obras de nomes como León Ferrari, Walmor Corrêa, Téti Waldraff e Daniel Escobar.
Na Galeria Xico Stockinger, a ideia de diálogo vai além dos versos de Quintana. A iniciativa do MACRS é apresentar uma artista atuante em outro Estado. As 13 pinturas em acrílico e de grandes dimensões de Adriana Conti Melo, 47 anos, levam a duas referências imediatas na história da arte. Os lugares que apresenta, a partir do uso de cores e planos, carregam um aspecto arquitetônico ao estilo De Chirico. A particularidade é que não há pessoas, mas espaços vazios que conduzem a portas, janelas, escadas e outras passagens. Já na representação dos cenários, a herança renascentista dá lugar a uma falsa perspectiva. A artista não busca fidelidade ou verossimilhança com o mundo real, mas sugerir enigmas e situações labirínticas.
DEIXA ESTAR
> Visitação segunda-feira, das 14h às 19h, terça a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. Entrada gratuita. Até 11 de agosto.
> Galeria Sotero Cosme, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, 6º andar), em Porto Alegre, fone (51) 3221-5900.
> A exposição: o artista Sandro Ka apresenta trabalhos criados com objetos, brinquedos, estatuetas religiosas e bibelôs, ao lado de obras pertencentes ao acervo do MACRS.
ESPAÇO ILUMINADO DE UMA INTENSA IRREALIDADE
> Visitação segunda-feira, das 14h às 19h, terça a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. Entrada gratuita. Até 11 de agosto.
> Galeria Xico Stockinger, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, 6º andar), em Porto Alegre, fone (51) 3221-5900.
> A exposição: a artista Adriana Conti Melo apresenta 13 pinturas de grandes dimensões, marcadas por composições de espaços a partir de cores e planos.