No exclusivíssimo clube dos compositores que podem se dar ao luxo de preterir hits em favor de outros em suas apresentações, Lulu Santos é sócio perpétuo. Basta uma rápida espiada no setlist aí ao lado, que o músico irá apresentar neste domingo, em Porto Alegre: além das 21 faixas selecionadas, você deve conhecer pelo menos mais meia dúzia de sucessos que ultrapassam gerações. Não à toa, a apresentação única no Araújo Vianna já está com ingressos esgotados.
A exemplo de outros membros desse clube, a capacidade de sobreviver ao tempo e continuar relevante é uma das marcas de Lulu. Ao longo de 30 anos, emplacou dezenas de hits, especialmente nos 10 primeiros anos. Depois, mesmo sem emplacar tantas músicas no rádio, continuou a vender tanto ou mais discos.
Ricardo Alexandre, autor do livro Dias de Luta - O Rock e o Brasil dos Anos 80, lembra que, apesar de boa parte dos hits de Lulu estarem quase todos localizados nos anos 1980, suas maiores vendagens foram na década seguinte. E um dos seus álbuns mais vendidos foi o Acústico MTV, gravado em 2000.
- O Lulu teve momento de grande abraço da música pop, de sucesso tremendo, e outros mais provocativos e de maior experimentação. Ele sabe como poucos se equilibrar entre o popular e o cult - avalia Alexandre.
O fator equilíbrio também é salientado pela jornalista e mestre em Comunicação Social pela PUCRS Bruna Paulin.
- O Tim Maia dizia que o segredo de seu sucesso era o equilíbrio: metade das músicas é "esquenta-sovaco" e a outra metade é "mela-cueca". O Lulu replica a receita: músicas dançantes e canções românticas. Agrada o pessoal festeiro, que ouve música para se divertir, e o povo apaixonado ou com dor de cotovelo. Não tem muito erro - define.
Setlist comentado
Veja o que Lulu vai tocar no domingo:
Sr. Hitmaker
Lulu Santos apresenta show de hits em Porto Alegre neste final de semana
Confira o repertório que percorre os 30 anos de carreira de Lulu
Gustavo Brigatti
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project