Desta terça até domingo, o público tem a oportunidade de conhecer filmes realizados por uma nova geração de diretores brasileiros. É isso o que oferece o 5º Festival do Júri Popular, que ocorre simultaneamente em 19 cidades do país e é realizado em Porto Alegre pelo CineBancários (Rua General Câmara, 424). Cabe ao público votar para escolher os melhores da seleção.
Na mostra competitiva de curtas, há mais de 30 produções nacionais, incluindo títulos que se destacaram em festivais de cinema ao longo de 2012, como A Mão que Afaga (de Gabriela Amaral Almeida), Menino do Cinco (de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira), A Cidade (da gaúcha Liliana Sulzbach) e Piove, Il Film di Pio (de Thiago Brandimarte Mendonça) - esses dois últimos, fazem parte da programação que será exibida nesta terça.
Tradicionalmente dedicado a curtas, o Festival do Júri Popular chega a sua quinta edição com uma novidade. É a mostra competitiva de longas, que apresentará documentários inéditos no circuito da Capital. Entre os destaques, estão os elogiados Doméstica (de Gabriel Mascaro), A Cidade É uma Só? (de Adirley Queirós) e Jards (de Eryk Rocha).
Com entrada gratuita, as sessões são apresentadas diariamente, às 17h, com a programação de curtas, e às 19h, com o longa-metragem do dia - nesta terça, será exibido HU, documentário de Pedro Urano. A programação do festival poderá ser conferida diariamente no roteiro de cinema.
Confira a programação completa
Grade de horários
29 de janeiro (terça-feira)
15h - Marcelo Yuka no Caminho das Setas
17h - Programa de Curtas 6
19h - Programa de Longas 1 (HU)
30 de janeiro (quarta-feira)
15h - Marcelo Yuka no Caminho das Setas
17h - Programa de Curtas 5
19h - Programa de Longas 2 (A Cidade é uma Só?)
31 de janeiro (quinta-feira)
15h - Marcelo Yuka no Caminho das Setas
17h - Programa de Curtas 4
19h - Programa de Longas 3 (Doméstica)
1º de fevereiro (sexta-feira
15h - Marcelo Yuka no Caminho das Setas
17h - Programa de Curtas 3
19h - Programa de Longas 4 (Mr. Sganzerla - Os Signos da Luz)
2 de fevereiro (sábado)
15h - Marcelo Yuka no Caminho das Setas
17h - Programa de Curtas 2
19h - Programa de Longas 5 (Jards)
3 de fevereiro (domingo)
15h - Marcelo Yuka no Caminho das Setas
17h - Programa de Curtas 1
19h - Programa de Longas 6 (As Hiper Mulheres)
Mostra competitiva de curtas
Programa 1 - 14 anos
A Galinha que Burlou o Sistema , de Quico Meirelles (SP, 15', fic/doc)
Numa granja industrial uma galinha tem uma visão: toma consciência da engrenagem que rege sua vida, que determina seu destino. Mesmo enclausurada entre milhões de galinhas que não compartilham de sua angústia, ela acredita que a vida pode ser diferente.
O que Lembro, Tenho, de Rafhael Barbosa (AL, 19', fic)
A idosa Maria vive num apartamento de classe média aos cuidados da filha Joana. Os sintomas de demência senil transportam Maria no espaço e no tempo, obrigando-a a reviver episódios de sua vida no interior alagoano. Enquanto a mãe é tomada por uma regressão gradativa, Joana assiste impotente a seu distanciamento.
Surf Surf, de Wellington Sari (PR, 17', fic)
Bruna quer ficar com André, antes que ele viaje para a praia. Depois de encontrá-lo, a jovem passa o resto do dia com o melhor amigo Jota.
Contrato de Amor, de Thais Fernandes (RS, 3', doc)
Em uma praça de Santiago de Cali, Colômbia, ainda é possível encomendar palavras de amor.
Vestido de Laerte, de Cláudia Priscila e Pedro Marques (SP, 13', fic)
O cartunista Laerte percorre um longo caminho em busca de um certificado.
A Onda Traz, o Vento Leva , de Gabriel Mascaro (PE, 25', doc./fic)
Rodrigo é surdo e trabalha em uma equipadora, instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambiguidade e dúvidas.
Programa 2 - 14 anos
Luna e Cínara, de Clara Linhart (RJ, 14', doc)
Luna e Cinara vão ao cinema.
A Mão que Afaga, de Gabriela Amaral Almeida (SP, 19', fic)
No aniversário de 9 anos de seu único filho, Lucas, a operadora de telemarketing Estela planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.
Linear, de Amir Admoni (SP, 6', anim/exp)
A linha é um ponto que saiu caminhando.
Cowboy, de Tarcisio Lara Puiati (RJ, 11', doc/exp)
Vida de Cowboy.
Animador, de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet (SP, 20', fic)
Ligia trabalha num parque de diversões. Suspensa num brinquedo de bolinhas, espera enquanto as crianças tentam acertar o alvo para derrubá-la. Seu uniforme é uma fantasia.
Festa no Apartamento da Suzana, de Christopher Faust (PR, 4', fic)
Augusto é convidado para uma festa no apartamento de uma colega de faculdade.
Confete, de Jô Serfaty e Mariana Kaufman (RJ, 15', doc)
O confete se desloca com os corpos através do tempo suspenso nas cores e sons do carnaval. O filme percorre o caminho do confete desde a fábrica até o chão das ruas do Rio de Janeiro na quarta-feira de cinzas.
Programa 3 - 16 anos
Memórias Externas de uma Mulher Serrilhada, de Eduardo Kishimoto (SP, 15', fic)
Fragmentos digitais da intimidade de Josi.
O Membro Decaído, de Lucas Sá (RS/MA, 17', fic)
Não, nós prometemos não chorar.
Irene, de PatriciaGalucci e Victor Nascimento (SP, 14', fic)
Irene é uma senhora que vive reclusa numa casa de campo. Quando sua neta decide aparecer inesperadamente para uma visita junto com sua amiga, a reclusão de Irene é perturbada e ela começa a reviver sentimentos que pareciam estar esquecidos.
Monumento, de Gregório Graziosi (SP, 10', doc)
Bandeirantes de pedra ascendem em direção ao interior do Brasil.
Dicionário, de Ricardo Weschenfelder (SC, 15', fic)
Vitor é um descendente de alemães que é contratado como guarda-noturno de uma biblioteca. Enquanto a cidade dorme, Vitor vaga, solitário, pelos corredores da biblioteca com a sua lanterna na mão. À noite, ele gosta de folhear o grande dicionário em busca dos significados das palavras. Mas algo misterioso vai acontecer e Vitor será a única testemunha.
Quem Tem Medo de Cris Negão?, de René Guerra (SP, 25', doc)
Cristiane Jordan, ou Cris Negão como era chamada, foi uma travesti cafetina do centro de São Paulo conhecida por seus métodos violentos de controle das outras travestis. Odiada e temida por uma legião, ela também tinha seus fãs, até que tragicamente foi assassinada com dois tiros na cabeça. O filme é um mergulho no universo das travestis, a partir dessa figura lendária do submundo de São Paulo.
Programa 4 - 14 anos
Urânio Picuí, de Antônio Carrilho e Tiago Melo (PE, 15', doc)
Com comprovada presença de minerais radioativos na região, cidade no interior da Paraíba tem um alto índice de doentes de câncer. Durante o período da II Guerra Mundial, americanos chegaram na região. Exploraram e extraíram minérios em grande escala. A partir da constatação desse comércio e de fortes indícios da exploração de urânio na região, os garimpeiros e moradores de Picuí começaram a se perguntar se a bomba de Hiroshima não teria sido produzida com o seu urânio. O povo guia o nosso olhar e conduz a história.
Bomba, de Francisco Franco (MG, 21', fic)
Conrado tinha prova todo sábado. Todo sábado até a morte.
Dia Estrelado, de Nara Normande (PE, 17', anim)
Em uma região inóspita, um menino e sua família lutam por sobrevivência.
O Mundo de Ulim e Oilut, de Caru Alves de Souza (SP, 13', fic)
Milu tem 6 anos e está de férias. Isso não significa diversão, pois ela tem que ficar sozinha em casa enquanto sua mãe trabalha. Túlio, um menino misterioso, a convida para brincar. Aos poucos, suas brincadeiras e fantasias tomam conta da realidade que os cerca.
A Triste História de Kid-Punhetinha, de Andradina Azevedo e Dida Andrade (SP, 15', fic)Victor e Verônica estudam na mesma classe. A menina, que nunca beijou ninguém, é apaixonada por Victor. Um dia, por pressão dos amigos, ele transa com ela. Dois meses depois, entre silêncios e angústias, Victor e Verônica vão a uma clínica de aborto.
Deus, de André Miranda (SP, 13', fic)
Frango precisou morrer para entender o sentido da vida.
Programa 5 - 12 anos
Os Barcos, de Caetano Gotardo e Thaís de Almeilda Prado (SP, 20', fic)
Vi folhas que se moviam. Pensei: "É um pássaro em seu ninho." Separei as folhas e olhei; mas não havia pássaro nenhum. As folhas continuavam a se mover. Fiquei assustada. Enquanto corria, cada vez mais depressa, eu gritava. O que movia as folhas? O que move meu coração, minhas pernas?
Capela, de Gustavo Rosa de Moura (SP, 13', doc)
Na cidade de Capela, interior de Sergipe, uma estranha festa acontece todos os anos. Lama, árvore e fogo se misturam em rituais de extrema força plástica e poética.
Charizard, de Leonardo Mouramateus (CE, 15', fic)
A semana em que Virna resolveu se separar do namorado para ficar comigo, foi a mesma semana em que me ofereceram um emprego temporário de caseiro.
O Gigante, de Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida (SC, 10', anim)
Um gigante transporta no seu coração uma menina que é a sua filha. O seu coração é aberto para que caiba toda a ternura que ele tem para lhe dar. A realidade é conhecida através daquilo que o Gigante oferece a sua filha, e através das cópias das cópias que ele faz das realidades que ele desenha. Mas um dia chega o tempo da menina partir e ver a realidade por si. Ela também quer traças os seus caminhos.
Uma, Duas Semanas, de Fernanda Teixeira (RJ, 17',fic)
O monótono cotidiano de um aposentado sofre abalos irreparáveis com a inesperada visita de seu filho. Quanto tempo ele pretende ficar? Ou há quanto tempo ele já está lá?
Menino do Cinco, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira (BA, 20', fic)
Ricardo finalmente encontra um amigo, mas ele não pode ser seu.
Programa 6 - 12 anos
A Cidade, de Liliana Sulzbach (RS, 25', doc)
Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que já abrigou 1454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos. Ninguém gosta de lembrar o que o lugar foi no passado, mesmo que para muitos a lembrança inscreva-se no próprio corpo.
Macacos me Mordam, de César Maurício e Sávio Leite (MG, 9', anim)
Uma cidade em polvorosa com a chegada de muitos macacos. Baseado no conto homônimo de Fernando Sabino
Hooji, de Marcello Quintella e Boynard (RJ, 17', fic)
O dia de uma viúva preparando a celebração budista pela alma de seu marido - o "hooji". Ela espera por seu casal de filhos, até que um misterioso telefonema muda tudo. Um conto sobre saudade, solidão e esperança. Livremente inspirado no haikai da morte do poeta japonês Umezawa Bokusui (1875-1914).
Desterro, de Cláudio Marques e Marília Hughes (BA, 14', doc)
As memórias de Dona Pequenita e Tereza Batalha sobre uma das mais fortes intervenções do estado brasileiro.
Funeral à Cigana, de Fernando Honesko (SP, 16', fic)
A história de Sandro, líder cigano que após a morte do pai deve transportar o corpo até sua cidade natal para atender o desejo de sua mãe, Vó Sara. Barrado pelo Soldado Rangel, Sandro enfrenta uma série de dificuldades legais para viver suas tradições plenamente.
Piove, Il Film di Pio , de Thiago Brandimarte Mendonça (SP, 15', doc)
O curta não é um retrato de Pio Zamuner, cineasta esquecido que dirigiu os doze últimos filmes do comediante Amacio Mazzaropi. É o estabelecimento de uma relação entre dois diretores e a explicitação de suas regras. O retrato de uma paixão compartilhada por duas gerações em um botequim da Boca. Mas quem dirige quem?
Mostra competitiva de longas-metragens - Documentários
A Cidade é uma Só? , de Adirley Queirós (DF, 80', doc)
Daí eu pensei em como fazer um filme bem legal, agradável e gângster: Brasília I love you.
Doméstica, de Gabriel Mascaro (PE, 76', doc)
Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho.
HU, de Pedro Urano (RJ, 78', doc)
Um edifício partido ao meio: de um lado, o hospital; do outro, a ruína. E no horizonte, a Baía de Guanabara, o Rio de Janeiro, a saúde e educação públicas. Inteiramente filmado no monumental e apenas parcialmente ocupado prédio modernista do Hospital Universitário da UFRJ. Uma metáfora em concreto armado da esfera pública brasileira.
Jards, de Eryk Rocha (RJ, 93', doc)
Um ensaio poético e musical através do compositor e músico Jards Macalé. Uma celebração do instante do processo criativo do artista, da afinação, da repetição e da improvisação dos instrumentos. O fluxo do homem e da música. O êxtase e a solidão do artista, que coexistem num entrelaçamento constante entre arte e vida.
Mr.Sganzerla - Os Signos da Luz, de Joel Pizzini (RJ/SP, 90', doc)
Filme-ensaio que recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua obra: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade, que são consideradas as matrizes de seu pensamento. O método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem, o duo com a atriz e companheira Helena Ignez que revolucionou a "mise em scène" no cinema, a parceria com Júlio Bressane na produtora Belair e a atitude iconoclasta do autor atravessam o filme numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista. Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas nesta terça com personagens-chave de sua filmografia.
As Hiper Mulheres, de Carlos Fausto, Takumã Kuikuro e Leonardo Sette (PE, 70', doc)
Com receio que sua esposa já idosa venha a falecer, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.