Nas duas obras de Celso Loureiro Chaves que serão apresentadas hoje, às 21h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o compositor propõe um desafio aos espectadores.
Eles poderão identificar citações de diferentes períodos da história da música.
Algumas delas são familiares a boa parte do público: trechos de Vitor Ramil, Francis Hime e Luiz Melodia aparecem em Estética do Frio II, para piano e clarinete. Outras são para ouvintes mais especializados: eles poderão notar a presença da música medieval em Balada para o Avião que Deixa um Rastro de Fumaça no Céu (para piano, cordas, flauta e percussão), que faz referência ao poeta e músico francês Guillaume de Machaut (c. 1300 - 1377).
O concerto terá participação da pianista Luciane Cardassi, paulista radicada na cidade de Banff, no Canadá, que mantém um diálogo com a música da Capital, onde realizou mestrado. Em 1998, lançou o disco Prelúdios em Porto Alegre. Caberá a ela as parte de piano de Estética do Frio II e de uma obra do russo Alfred Schnittke (1934 - 1998), o Concerto para Piano e Orquestra de Cordas, com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, sob regência de Antônio Carlos Borges-Cunha.
Já a Balada... terá ao piano Celso Loureiro Chaves. A execução das duas obras de sua autoria serão gravadas para um disco, ainda sem título, que deve ser lançado até o final do ano. Também estará no álbum a composição Estética do Frio I (que não faz parte do programa desta noite), de Loureiro Chaves.
- As três composições do disco formam uma família. São peças poéticas - observa o compositor, que foi um dos mentores de Luciane na Capital.
Assim, o concerto é também a celebração de uma época da música em que autores e intérpretes estabelecem um diálogo vivo, em todos os sentidos. Isso vale para diferentes tipos de encontro, como nota Luciane:
- Converso com compositores por e-mail e pelo Skype. Posso utilizar um gravador digital e enviar um arquivo imediatamente para eles, que às vezes respondem no mesmo dia, com suas opiniões.É uma prerrogativa da música contemporânea. Luciane completa:
- Minha responsabilidade é tocar da melhor forma, para que o público sinta que essa música tem um caráter tão expressivo e dramático quanto a música romântica.