A Câmara Rio-Grandense do Livro divulgou ontem a programação da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, dando continuidade a uma seleção marcada pela diversidade de temas e propostas. Novamente, o evento terá um eixo temático para cada dia _ de 26 de outubro a 11 de novembro. Com quase 600 participantes e mais de 280 atividades, entre encontros, oficinas e apresentações, a Feira permite vários recortes para sua programação. A Área Geral, por exemplo, poderia ser dividida por grupos de afinidades entre os convidados, como você pode ver abaixo:
Meu sangue latino
A Área Geral da Feira do Livro terá este ano 20 convidados internacionais. Desses, 11 são escritores latino-americanos, vindos de seis países diferentes: Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Cuba e México. Destaque para alguns dos bons autores contemporâneos de língua espanhola, como o uruguaio Henry Trujillo, sociólogo que também é romancista policial dedicado à criação de mistérios cerebrais e psicológicos. Seu romance de estreia, Torquator, será publicado pela Grua em outubro. O argentino Gustavo Nielsen, autor de Playa Quemada e El Amor Enfermo, ainda não foi editado no Brasil. O cubano Reinaldo Montero teve publicado por aqui As Afinidades, uma releitura peculiar de As Afinidades Eletivas, de Goethe. O mexicano radicado em São Paulo Juan Pablo Villalobos lançou este ano no Brasil seu romance de estreia, Festa no Covil, uma quase fábula sobre a violência no México.
Você vem sempre aqui?
A Feira sempre foi a oportunidade de encontrar na praça os autores do Estado. Nos últimos anos, contudo, têm sido frequentes os reencontros com autores do centro do país que são presenças recorrentes na Capital. O psiquiatra e educador Içami Tiba, por exemplo, autor do best-seller de autoajuda parental Quem Ama, Educa!, por exemplo, vem quase todo ano. Esteve em Porto Alegre no ano passado. E em 2009. E em 2007, 2006, 2005, sempre com livro novo, fila grande e palestra cheia. O casal de escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Marina Colasanti também são visitantes frequentes. Estiveram pela praça em 2009. Nos últimos 10 anos, ele já veio lançar a coletânea de crônicas Pequenas Seduções (Sulina), os dois volumes de bolso de sua Poesia Reunida (L&PM) e seu premiado Vestígios (Rocco). Mário Prata, que estará outra vez na Praça, também é um convidado assíduo.
A turma que vende
Um dos eixos da programação privilegia best-sellers, independentemente do gênero. É provável que o mais conhecido deles seja o espanhol J.J. Benítez, sucesso planetário com os livros da série Cavalo de Troia, ficção embasada em pesquisa na qual narram-se viagens no tempo até a época de Jesus. A série atingiu o auge da popularidade nos anos 1980 e 1990, mas continuou sendo produzida até pouco tempo atrás _ Canaã, o nono e último volume da saga, foi publicado em 2011. No eixo nacional, retornam a Porto Alegre jovens best-sellers do gênero fantasia: André Vianco, autor de histórias de vampiros; Eduardo Spohr, de A Batalha do Apocalipse, e Raphael Draccon, de Dragões de Éter. No ano em que o personagem 007 completa meio século, também vem à Capital o autor policial Jeffery Deaver, que lança um novo livro com o personagem de Ian Fleming: Carte Blanche.
Leitura na praça
Programação da Feira do Livro de 2012 terá quase 600 participantes e mais de 280 atividades
Confira alguns destaques do evento
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: